LIÇÕES

Guia para Células 13-07-25

De 13 July à 19 July 2025

TEMA – SARADOS PELA GRAÇA

TEXTO BÍBLICO – “Porque todos temos recebido de sua plenitude e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.”. João 1.16 – 17

INTRODUÇÃO – Sabemos que a graça é um favor imerecido. Se desejarmos entender o porquê dessa graça, temos que nos pautar na Palavra. A graça é dom gratuito de Deus. Por melhor que sejamos, nunca vamos conseguir atingir o que Deus quer para nossas vidas sem a graça.

Olhar pela Graça de Deus é ver que estamos vivos por permissão do Senhor e que nossa vida pertence a Ele. A graça é completa, perfeita e suficiente para nos salvar e nos transformar.

Quando aprendermos a ver a vida pelo olhar da Graça, passamos a fazer as coisas para as pessoas sem querer nada em troca, sem expectativas de reconhecimento ou recompensa.

A graça não é uma recompensa, mas é um presente, porque Romanos diz que Deus nos amou quando ainda éramos pecadores e de forma espontânea nos proporcionou salvação (Romanos 1.16-17).

A graça é a capacidade sobrenatural para desfrutar das realidades que Deus diz que são nossas. A graça é completa, perfeita e suficiente para nos salvar e nos transformar.

COMO SER SARADOS/AS PELA GRAÇA NO NOSSO VIVER DIÁRIO?

Quando aceitamos Jesus, acreditamos que fomos alcançados pela graça, tomamos posse dessa verdade, e nossa vida é pautada por ela. Mas, ao longo da caminhada cristã, muitos vão se distanciando dessa verdade, e no que acreditavam, agora não estão tendo mais convicção. O que mudou?

A graça não mudou ela está acessível a todos. A graça que nos sarou e nos trouxe salvação, é a mesma graça que nos proporciona o poder para vivermos hoje.

“Porque a Graça se manifestou, trazendo salvação a todos. Ela nos educa para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos neste mundo de forma sensata, justa e piedosa, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso Deus é Salvador Jesus Cristo”. (Tito 2.11-13).

A graça deve nos levar a viver vida santa, cheia de propósito e significado, evitando o pecado e buscando a vontade de Deus.

É importante entender que a graça não é uma permissão para viver de qualquer maneira. A graça nos chama a uma vida de santidade, não como um fardo, mas como uma resposta de amor e gratidão.

“Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos. Ela nos educa para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos neste mundo de forma sensata, justa e piedosa, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo”. (Tito 2:11-13).

Há uma importância da graça para a vida cristã, pois, através dela é que somos salvos e capacitados a viver uma vida agradável a Deus.

DIFERENÇA ENTRE GRAÇA E MÉRITO – “A graça salvadora de Deus se manifestou salvadora a todos os homens”. (Tito 2.11). Deus, através de Jesus Cristo, oferece salvação a toda as pessoas, independente de suas ações passadas ou méritos. Não somos salvos pelas nossas obras, mas pela fé no sacrifício de Jesus Cristo. De fato, a nossa paz com Deus não depende do que nós fazemos, mas do que Jesus fez.

A GRAÇA NA VIDA DO CRENTE – Quando baseamos nossa vida na graça, vamos desfrutar de paz, segurança, alegria e esperança. Sim, é pela graça que o crente é justificado, santificado e fortalecido para viver uma vida cristã abundante.

A graça nos chama a confiar em Deus, e a viver livre da condenação e a responder com amor àquele que primeiro nos amou.

A graça de Deus na vida do crente é o fundamento da salvação, a fonte de força e capacitação, e o meio pelo qual o crente vive em comunhão com Deus e serve a Ele.

A Graça é mais do que um conceito; é a expressão do coração de Deus, que nos convida a viver como filhos/as plenamente aceitos e capacitados por ele.

CONCLUSÃO – O evangelho da graça justifica quem errou e condena o homem sem fé, mesmo que ele tenha boas obras.

Graça é concessão de bondade a alguém que não tinha direito (nós). Não tínhamos direito à vida eterna, mas Deus deu seu filho unigênito, Jesus, nos concedeu. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem de obras, para que ninguém se glorie”. (Efésios 2.8-9).

Fomos alcançados pela graça salvadora através de Jesus Cristo. Glória a Deus!

Download