LIÇÕES

Guia para Células 14-04-24

De 14 abril à 20 abril 2024

O EVANGELHO NA VISÃO DO APÓSTOLO PAULO

Retângulo: Cantos Arredondados: O EVANGELHO NA VISÃO DO APÓSTOLO PAULO

Episódio II

Introdução: No texto de Atos 9, encontramos a narrativa de Saulo, um perseguidor implacável dos cristãos, que é confrontado por uma visão de Jesus no caminho de Damasco. Após ficar cego, ele é enviado à cidade, onde Ananias, um discípulo de Jesus, é chamado pelo Senhor para restaurar a visão dele e recebê-lo na comunidade dos crentes. Esse episódio nos revela, não apenas a graça e o poder de transformação de Deus, mas também a importância crucial do discipulado na vida do crente.

1. O Chamado à Obediência.

O discipulado começa com uma resposta de obediência ao chamado do Senhor. Assim como Ananias prontamente respondeu ao chamado de Deus para encontrar Saulo, nós também somos chamados a obedecer quando o Senhor nos direciona para ministrar e caminhar ao lado daqueles que precisam de orientação e apoio espiritual. Como está sua disponibilidade para obedecer ao chamado do Senhor para fazer discípulos?

“Fé e obediência fazem parte do mesmo pacote. Aquele que obedece a Deus, confia nEle; aquele que confia em Deus, obedece-lhe.” Charles Spurgeon

2. A Importância da Comunidade.

Ananias não apenas obedeceu ao chamado de Deus, mas também recebeu Saulo na comunidade dos crentes, oferecendo-lhe amor, cuidado e encorajamento. O discipulado floresce na comunidade cristã, onde encontramos apoio mútuo, crescimento espiritual e nutrição para nossa fé. É na comunhão uns com os outros que somos fortalecidos e capacitados para cumprir o chamado de Deus em nossas vidas. Como temos recebido aqueles que o Senhor tem colocado aos nossos cuidados?

“O primeiro serviço que alguém deve ao outro na comunidade é ouvi-lo. Assim como o amor a Deus começa com o ouvir a sua Palavra, assim também o amor ao irmão começa com aprender a escutá-lo.” Dietrich Bonhoeffer

3. A Transformação pelo Poder de Deus.

A história de Saulo e Ananias é um testemunho vivo do poder transformador de Deus. Saulo, que antes era um perseguidor dos cristãos, tornou- se o grande apóstolo Paulo, cuja vida e ministério foram marcados pela graça e pelo poder de Deus. O discipulado não apenas transforma os discípulos, mas também aqueles que são usados por Deus para ministrar aos outros. Como podemos ser instrumentos nas mãos de Deus para transformação de outras vidas?

Conclusão:

Queridos irmãos e irmãs, que possamos ser como Ananias, prontos para obedecer ao chamado do Senhor e ministrar àqueles que Ele coloca em nosso caminho. Que possamos valorizar a comunidade dos crentes e nos comprometermos com o crescimento espiritual uns dos outros. E que, através do poder transformador de Deus, possamos ver vidas sendo mudadas e o Reino de Deus sendo estabelecido aqui na terra.

Download