LIÇÕES

Guia para Células 16-02-25

De 16 February à 22 February 2025

EM TEMPO DE ALIANÇA, ENTENDEMOS QUE O DEUS DE AMOR É O SENHOR DO TEMPO.

TEXTO BASE: Zacarias 6:1-5

INTRODUÇÃO:

O profeta Zacarias nasceu em uma família de sacerdotes ainda na Babilônia. Sua família estava entre os quase cinquenta mil exilados que retornaram do exílio babilônico após a permissão do rei Ciro.

Zacarias era filho de Baraquias, porém em algumas passagens bíblicas ele aparece como sendo filho de Ido, que na verdade era seu avô (Zc 1:11; Ed 5:1; 6:14; Ne 12:4,16). Para explicar isso, acredita-se que seja possível que seu pai, Baraquias, tenha morrido quando Zacarias ainda era muito jovem, ou seu avô, Ido, talvez tenha sido uma figura mais proeminente que seu pai.

Além de profeta, Zacarias também era sacerdote, assim como os profetas Jeremias e Ezequiel também foram antes dele. Zacarias foi contemporâneo do profeta Ageu, de Zorobabel, o líder político dos judeus que retornaram do exílio e de Josué, filho de Jozadaque e sumo sacerdote da nação (Zc 3:1; 4:6; 6:11; Ed 5:1,2).

O ministério profético de Zacarias está registrado, principalmente, no livro do Antigo Testamento que traz seu nome, e no livro de Esdras. No entanto, Zacarias também é mencionado no livro de Neemias. O profeta Zacarias começou a profetizar cerca de dois meses depois de Ageu também ter começado a profetizar (Ag 1:1; Zc 1:1), isto é, no oitavo mês do segundo ano de reinado do rei Dario, em 520 a.C. A mensagem profética, tanto do profeta Zacarias quanto do profeta Ageu, era de encorajamento acerca da obra de restauração do Templo, além de revelações sobre as bênçãos futuras da nação. Em 535 a.C., eles conseguiram lançar os alicerces do Templo (Ed 3:8-13), porém, devido à oposição dos samaritanos, o trabalho de restauração ficou paralisado até o reinado de Ciro, ou seja, durante, pelo menos 14 anos, nada foi feito nesse sentido.

1.​A IGREJA É ORIENTADA POR DEUS

1.1.​ Gosto sempre de afirmar: “A conta que temos, compromissos financeiros que possuímos a partir do propósito Santo de Deus é conta do próprio Deus. Jesus paga a conta!”

1.2.​ A Obra de Deus é Campo de Batalha; a Batalha passa pela mente, pois Satanás quer nos amedrontar, tirar-nos do foco, para que o essencial seja deixado de lado. Deus tem um propósito claro para esta Igreja, e precisamos de sonhar os propósitos de Deus;

1.3.​ As imagens desta visão são similares às descritas em Zacarias 1:7-17, mas os detalhes apresentam diferenças importantes. A ênfase aqui está nos cavalos e carros e não nos cavaleiros; o mistério deles é cumprir os desígnios de Deus e não apresentar um relatório sobre o povo gentio.

1.4.​ Deus mostra Cavalos e Carruagens – determinando que Ele está no controle. Muitas vezes pensamos que as circunstâncias, nossas lutas e limitações controlam nossas vidas. Deus está em um Alto e Sublime Trono e Ele governa sobre a sua Igreja. Esta Obra é de Deus, é Grande, Poderosa, Maravilhosa e não podemos recuar ou retroceder. Existe atividade na terra, porém existe uma atividade nos céus. Deus está trabalhando a nosso favor! Ele é o Senhor de nossas vidas, de nossa Igreja e Ele controla e comanda todas as coisas, pois cremos na Soberania de Deus.

2.​A DIREÇÃO DE DEUS GERA PROPÓSITOS

2.1.​ Pessoas sem direção são pessoas sem propósito. Para quem não tem Identidade, nem propósito, nem destino, qualquer lugar é o melhor lugar.

2.2.​ As coisas de Deus têm orientação, direção; andar na perspectiva de Deus é saber onde está o seu tesouro, você vai em direção à Jerusalém Espiritual!

2.3.​ O lugar certo é o Altar de Deus. Nele existe cura e libertação para os desalentados e sem esperança;

2.4.​ As cores dos Cavalos representam: Vermelhos – Guerra; Pretos – a Fome; Brancos – a morte. Em Apocalipse 6:1-8 não existem os cavalos baios, que têm a pelagem marrom-avermelhada ou marrom, com as pontas da crina, cauda, orelhas e pernas pretas. É uma das cores mais comuns em muitas raças de cavalos. Na visão que Deus deu a Zacarias, simbolizam as pragas.

2.5.​ No dia do Senhor, Deus lançará mão de Guerras, Fome, Pragas e Morte para castigar as nações da Terra.

2.6.​ Uma vez que as duas Montanhas (Zc 6:1) são feitas de Bronze, também são simbólicas. Não existem montanhas desse tipo nem em Israel e nem em lugar nenhum da terra (hoje está cerca de dezoito dólares o quilograma). Nas Escrituras o Bronze é visto como julgamento. O Altar do Sacrifício no Tabernáculo e no Templo era de madeira revestido de bronze, e nele o pecado era julgado quando os sacrifícios eram queimados. A serpente que Moisés colocou na haste era feita de bronze (Nm 21:9), e quando o Senhor apareceu a João e estava prestes a julgar as Igrejas, seus pés foram comparados a bronze “como que refinado em uma fornalha” (Ap 1:15).

2.7.​ Assim sendo, creio piamente que Deus julgará as nações gentias por seus pecados. Isso acontecerá no tempo da “tribulação” ou “Dia do Senhor”, que antecede à volta de Jesus Cristo à Terra para estabelecer o seu Reino de Retidão.

2.8.​ Quando Zacarias viu os cavalos, estavam se esforçando para alcançar o seu destino e para fazer o que Deus havia ordenado, porém tudo está reservado para o dia, o tempo e o lugar certo (Ap 9:15). Os cavalos pretos foram incumbidos da região norte (Babilônia) e seriam seguidos pelos brancos, enquanto os baios iriam para o sul (Egito). O texto não fala nada sobre os vermelhos; estão em prontidão para outra demanda determinada pelo Senhor em tempo oportuno.

2.9.​ Aqui é uma fonte de água para os sedentos Zc 6:8-10 – refere-se à derrota dos Babilônicos para os Medos e Persas, com a consequente ascensão ao poder de Ciro, que emite o decreto de que o Templo deveria ser reconstruído em Jerusalém (Ed 1:1-3).

2.10. O Templo é o oásis que recebe as pessoas sofridas. A Palavra de Deus nos dá refrigério e restauração.

3. RECOMPENSA: PRATA E OURO

3.1. Honra, reconhecimento, todo trabalho e esforço será recompensado;

3.2. Quando seguimos as orientações do Senhor e as seguimos com fidelidade, somos galardoados. “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe” (Ap 2:17).

3.3. Zacarias explicou a mensagem de Deus para o sumo sacerdote e as testemunhas. Deve ter-lhes dito que tanto Zorobabel quanto Josué eram “homens de presságio” (Zc 3:8). Ainda que Zorobabel fosse da linhagem de Davi, não era o escolhido de Deus para ser coroado. Deus escolheu Josué, e, pela primeira vez na história dos judeus, o Senhor uniu a monarquia com o sacerdócio.

3.4. Tudo isso, obviamente, é uma referência a Jesus Cristo, pois ele é “o homem cujo nome é Renovo” (Zc 6:12). Olhando para o horizonte do Reino, Deus anunciou que o Messias seria tanto Rei quanto sacerdote (Zc 6:15; Is 60:5-12 e Ag 2:7-9). Repouso do Espírito Santo neste lugar… tome posse.

3.5. O Renovo é para quem põe a mão na massa. Quem prioriza o Reino terá coroa na cabeça.

CONCLUSÃO:

1.​ No Reino de Deus haverá Paz e Justiça perfeitas, pois toda autoridade, seja civil ou religiosa, encontra -se harmonizada em uma mesma pessoa, o Messias, Rei e Sacerdote;

2.​ Em seguida, Zacarias remove a coroa da cabeça de Josué e deu-lhe sua mitra sacerdotal (Zc 3:5). Isso porque o ato simbólico havia chegado ao fim e a coroa não pertencia a Josué, mas sim ao Messias. Zacarias colocou a coroa em algum lugar do Templo para servir de memorial (apontando para o fato de que o Rei e Sacerdote viria para trazer paz e santidade permanente ao seu povo).

3. ​Deus sempre será fiel em suas promessas, mesmo que sejamos infiéis (II Tm 2:12-13), mas a infidelidade fará com que muitos percam as bênçãos neste tempo presente. Segundo a aliança de Deuteronômio 28:1 prescrita também em Zacarias 6:15: “Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor te exaltará sobre todas as nações da terra”. A fidelidade de uma geração garantiu a bênção das gerações seguintes e, por fim, a bênção do mundo todo por intermédio de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador (Lc 1:26-38).

Download