LIÇÕES

Guia para Células 16-07-23

De 16 July à 22 July 2023

TEMA: NOVO CÉU E NOVA TERRA JÁ; MAS AINDA NÃO!           TEXTO: Apocalipse 21. 1- 8

INTRODUÇÃO: O que Deus revela a João neste texto e quer revelar também a nós? Essa declaração- “Eis que faço novas todas as coisas”- aponta para o propósito restaurador, purificador e renovador de Deus para o universo e para humanidade. Este texto fala que a redenção não alcançou apenas a igreja, mas também o próprio universo criado por Deus. Tudo que Deus criou estava na mais perfeita harmonia, porém o pecado atingiu gravemente, não somente o ser humano, mas também a natureza.

Contudo Deus proveu uma solução para o problema do pecado através do plano de redenção por meio da obra e graça de Jesus Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Essa declaração- “Estou fazendo novas todas as coisas!” (Ap 21.5 a) – foi dita pelo próprio Deus diretamente do Seu trono. Esta revelação dada a João veio como o cumprimento da promessas feitas nas Escrituras, através do profeta Isaías,  no capítulo 43.19: “Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo”. O mais interessante é que as promessas no livro de Isaias e seu cumprimento em Apocalipse estão no tempo presente.  “O Senhor faz novas todas as coisas”. Ou “Eis que estou fazendo novas todas as coisas”.

1- O PASSADO FICOU PARA TRÁS. É TEMPO DE VIVER O NOVO DE DEUS

O Senhor o faz novo meu irmão, o Senhor a faz nova minha irmã. O Senhor nos renova: de humanos pecaminosos nos faz novas criaturas em Cristo Jesus. É como diz a Palavra em 2 Coríntios 5.17. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já se passaram, eis que tudo se fez novo”.

Também precisamos atentar para essa declaração: “Eis que faço novas todas as coisas”. Ela aponta o tempo presente, mas também aponta para um cumprimento futuro e final, quando não mais haverá pecado. Os redimidos (eu e você) receberão corpos glorificados e viverão eternamente em comunhão com Deus, neste novo céu e nova terra, que João viu. O que João está dizendo é que, com a volta de Jesus, não somente a Igreja será glorificada, mas também a natureza. Toda a criação será liberta. Teremos o universo restaurado, livre  da presença do pecado.

2- VIVENDO A RESTAURAÇÃO

Trazemos a lembrança do que diz a palavra em 2 Pedro 3.7 “Mas os céus e a terra que hoje existem estão também preparados para o fogo”. Este texto fala de purificação; não de destruição, mas sim de restauração. Deus irá restaurar todo o universo, expurgando os efeitos da queda do homem e as ações do diabo e seus anjos. Na renovação divina, toda a terra será transformada e nós também seremos transformados.

O céu e a terra são morada, habitação de Deus e de sua Igreja glorificada. Olhe o que a Palavra diz em Apocalipse 21:3 “E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus”. Não vai existir mais separação, céus e terra estarão interligados, a Igreja e o Senhor da igreja reinarão para sempre. Não existirá nenhuma separação entre o céu “morada de Deus” e a Terra “morada dos seres humanos e parte de sua criação”, ou seja, ambos se fundirão, formando, então, um único lugar.

3 – SOMENTE DEUS PODE FAZER

O que o Senhor revela a nós é que nenhuma ação humana será capaz de fazer algo novo. Só Deus, através do Espirito Santo, faz novas todas as coisas. Somente o Espírito Santo tem poder para restaurar, renovar o ser humano e o universo, tirando todos os efeitos do pecado e destruindo todo o mal. João, ao finalizar o versículo 5, diz que as Palavras que ele escreveu são fieis  e verdadeiras, isto é, não há qualquer possibilidade de serem frustradas. A voz que veio do trono foi que ordenou que ele a escrevesse.  Somente um é que se assenta no trono: “Jesus”.

Essa palavra é digna de confiança e o próprio Deus afirma o cumprimento pleno dessa promessa. A frase: “Eis que faço nova todas as coisas” é a mais pura expressão do propósito divino; por isso, aquele que vela pela Sua Palavra disse a João que a escrevesse para que todos soubessem, para que nós soubéssemos que há uma promessa divina de um novo céu e uma nova terra”. Que haverá total comunhão e não seremos mais afastados uns dos outros. Neste novo céu e nova terra não haverá nada contaminado, nada sujo.

4-É PRECISO PERMANECER EM CRISTO

Para estar neste novo céu e nova terra, para desfrutar do Novo do Senhor, há algumas implicações. Não é de qualquer maneira que vamos e nem qualquer pessoa. Eu convido você a fazer a leitura de Apocalipse 21:7 “Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho”. Vencer o quê? Os dias maus, as tentações, as tribulações. Estes vão desfrutar do Novo de Deus.

Agora há um grupo, de que nenhum de nós faz parte- em nome de Jesus!- que não desfrutará do novo céu e nova terra.  Isso foi revelado a João. Olhem Apocalipse 21:8 “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”.

Os covardes são aqueles que conhecem a verdade, mas não querem se comprometer com a verdade. O vulgo “Crente camaleão”, que se adapta à situação por conveniência, até mesmo por medo. Dependendo da circunstância, muitas vezes, prefere se render ao pecado a sofrer pela causa de Cristo Jesus. Olhem o versículo 08. Não há como participar do novo céu e nova terra, não há como desfrutar do novo de Deus com essas práticas. Não existe redenção sem a cruz de Cristo, sem a pessoa maravilhosa de Jesus Cristo.

Jesus disse que é necessário negar a si mesmo e tomar a cruz se desejamos segui-lo. Não troque a presença de Jesus por nada nesta vida. Somente os incrédulos rejeitam o Caminho “Jesus”, procuram outros meios de salvação, e estes ficarão fora do novo céu e nova terra.

5- CUIDADO

Talvez você esteja dizendo “eu não estarei de fora, pois não sou homicida, não sou idólatra, não sou feiticeiro.” Cuidado, porque você pode estar pensando somente no homicida com armas bélicas, armas brancas, mas existem também homicidas que não usam essas armas. Ouça o que diz a Palavra: “todo aquele que odeia seu irmão é homicida”. (I João 3.15). Todas as vezes que adoramos outras coisas que não Deus, é idolatria. Deus tem que ter primazia na sua vida. Todas as vezes que fazemos oração contrária é pior que feitiçaria. Quando você diz “tomara que aconteça isso com fulano/a para ele/a aprender”. Isso é feitiçaria. Oração de feiticeiro/a. Há ainda os mentirosos que também ficarão de fora. A mentira tem sido o grande mal deste século. A cultura deste século está impregnada com a mentira.  As pessoas mentem sem ter a consciência afetada. Não se importam e esquecem as consequências. A mentira pode ser a cultura deste século, mas não é cultura do reino de Deus.

CONCLUSÃO: Se desejarmos o novo céu e a nova terra, o versículo 08 não se encaixará em nossas vidas porque não praticamos tais coisas, mas serve para nossas vidas como alerta, pois não desejamos ficar fora das Coisas Novas que Deus já está fazendo. Não abra mão de algo tão grandioso que é a eternidade com o Senhor. Ele habitará conosco neste Novo Céu e nova terra; seremos seu povo e ele será o nosso Deus e o veremos como Ele é. Na visão de João, o Senhor diz: “Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho”. Onde estão os vencedores/as que herdarão todas as coisas novas de Deus? Que o nosso Deus nos mantenha firmes nas suas promessas, para morarmos no novo céu e nova terra. Amém.

Pra. Rosemary Barbosa

Download