LIÇÕES

Guia para Células 17-12-23

De 17 dezembro à 23 dezembro 2023

ENTENDENDO O PROPÓSITO DE DEUS Lucas 1:26-36

INTRODUÇÃO: Natal é tempo de celebrar o nascimento de Jesus, o filho de Deus que veio ao mundo para que todos tivessem oportunidade de salvação. Evangelhos sinópticos, é a denominação dada aos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas por conterem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma sequência e, algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura de palavras. Tal grau de paralelismo relativo ao conteúdo, narrativa, linguagem e estruturas das frases somente pode ocorrer em uma literatura interdependente. Tanto os sinópticos: Mateus, Marcos e Lucas como o evangelho de João revelam Jesus como a ponte de acesso entre o ser humano e Deus. “Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem” (I Tm 2:5).

1. ENTENDER O PROPÓSITO DE DEUS É ALGO DESAFIADOR PARA O SER HUMANO

Uma irmã de uma das Igreja que pastoreei estava lutando para se relacionar com alguns adolescentes, pois lidava neste Ministério na Vida e Missão da Igreja. Ela lamentou com sua terapeuta afirmando: “Eles não sabem o quanto eu os amo, o quanto eu tenho me sacrificado por eles e quanto isso está me machucando.”

A psicóloga lhe respondeu de forma gentil e com empatia: “Não, eles ainda não têm capacidade como adolescentes de entender. Seus cérebros não são desenvolvidos o suficiente para compreenderem essas coisas e estão em um momento em suas vidas onde prevalece o egocentrismo.” Natal é abrir mão de tudo aquilo que nos leva para longe da presença do Senhor. Você está disposto a abrir mão?

2. NATAL É UM ANTÍDOTO CONTRA O MEU ACHISMO (EGOCENTRISMO)

Isso me fez pensar na minha capacidade humana limitada de entender o amor de Deus. O amor de Deus é muito maior do que minha cognição é capaz de compreender. Nunca serei capaz de entender plenamente o amor de Deus por mim e por todos os seus filhos.   Às vezes me pego tratando meu relacionamento com Deus como um adolescente errante. Minha breve vida de oração parece o equivalente a: “Obrigado pelo jantar, vou passar um tempo com meus amigos, posso conseguir um pouco de dinheiro para meus compromissos mensais?”

Precisamos de sair do nosso Eu; o esconderijo do Eu tem matado muita gente ao redor do mundo. Sou desafiado a ser a resposta à oração do meu próximo. Maria fora agraciada, porém precisou de colocar sua reputação em segundo plano para participar de algo maior. Você está disposto a colocar seus desejos em segundo plano para seguir a Jesus?

3. PRECISO AVANÇAR, MESMO NÃO COMPREENDENDO DE FORMA PLENA

O fato de eu não conseguir compreender completamente o amor de Deus não significa que eu deva simplesmente desistir. A compreensão total pode me iludir, mas posso aprender mais sobre o amor de Deus passando um tempo em Sua presença. Deus promete que, se o buscarmos, o encontraremos. ⁷ “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á” (Mt 7:7-8).  Quanto mais tempo passamos em sua presença perfeita, sentindo seu amor, mais de sua bondade e graça somos capazes de entender. Isso nos permite despejar esse amor divino na sociedade humana, a qual é marcada pelos sinais de morte. Você está buscando ao Senhor em todo tempo, ou está deixando-O para segundo plano?

 4. O PROPÓSITO MAIOR SEMPRE NOS SURPREENDE

Na presença de Deus, é onde encontramos nossa maior alegria e Ele está pronto e esperando para passar um tempo com seus filhos.

Encorajo você, nesta temporada de festas, a passar um tempo em oração, a criar tempo para orar ao Criador. O autor de toda boa história. O artista por trás de todas as praias, pôr do sol, das matas, cachoeiras e de tudo mais que existe no universo visível e invisível. A respiração original por trás de cada bebê, amigo e membro da família em sua vida. Você pode estar descansando em perfeita paz ou pulando para cima e para baixo com nova inspiração. Cada encontro é diferente, mas cada um pode ser significativo, mudando a vida, e cheio de alegria.

Na história narrada acima, Maria, a jovem agraciada a conceber o Cristo, recebera o comunicado tão especial do Anjo mas não compreendeu imediatamente sua missão desafiadora. Será que eu e você estamos entendendo o propósito de Deus para nossas vidas? Natal é tempo de entendermos o chamado de Deus para cada um de nós. Só amadurecemos e entendemos este chamado quando permitimos que o Espírito Santo nos envolva de forma graciosa e única (Lc 1:35). Você tem o desejo de gerar algo novo para o Senhor?

CONCLUSÃO

1. Somos desafiados a aprendermos mais de Deus;

2. Natal é tempo de dominarmos o Eu para agirmos na dimensão da generosidade;

3. Natal é tempo de avançarmos na dimensão da genuína espiritualidade;

4. Creio que, neste final de ano, Deus estará nos surpreendendo, pois Ele tem um chamado especial para todos nós.

Obs: Ao final da lição coloque o hino: Descera sobre ti o Espírito Santo

Download