LIÇÕES

Guia para Células 18-02-24

De 18 fevereiro à 24 fevereiro 2024

MINHA FAMÍLIA É A EXTENSÃO DO ALTAR DE DEUS

PARA PENSAR: “Toda doutrina social que visa destruir a família é má e para nós, cristãos, é inaplicável. Quando se decompõe a sociedade, o que se acha como resíduo final não é um indivíduo, mas sim a família” Victor Hugo

“Quem causa problemas à sua família herdará somente vento” (Pv 11:29).                                           

 Textos: Gn 2:18-25 e Gn 3:7-13

INTRODUÇÃO: Altar, no original hebraico mizbe’ah (de uma palavra que significa “matar”), é qualquer estrutura de terra (Êxodo 20:24) ou pedra (Ex 20:25) sobre a qual sacrifícios eram oferecidos. Os altares eram geralmente erigidos em lugares visíveis (Gênesis 22:9; Ezequiel 6:3; 2Reis 23:12; 16:4; 23:8; Atos 14:13). A palavra é usada em Hebreus 13:10 para o sacrifício oferecido sobre ele – o sacrifício que Cristo ofereceu.

Adão e Eva se achavam como criminosos diante de seu Deus, aguardando a sentença, que a transgressão havia atraído sobre eles. Antes, porém, de ouvirem falar nos cardos e espinhos, na dor e na angústia que lhes caberia em quinhão, e do pó a que deveriam voltar, escutaram palavras que lhes deviam inspirar esperança. Se bem que devessem sofrer […], poderiam aguardar no futuro a vitória final”.

“O Senhor lhes mostrou o fundamento principal dessa vitória quando, imediatamente depois do pronunciamento de Seu julgamento, Ele fez para eles vestes de pele para cobrir sua nudez e vergonha. Embora não declarado, pode ser razoável supor que um animal inocente teve que morrer por isso, e talvez até mesmo que esse ato tenha sido entendido como uma espécie de sacrifício (Gn 3:21).”

“A provisão divina de vestes para os culpados se tornou um ato simbólico. Assim como os sacrifícios no santuário do deserto garantiam o relacionamento especial entre Deus e Seu povo, as vestes no Jardim asseguraram aos culpados a imutável boa vontade de Deus para com eles.”

O primeiro altar que lemos na Bíblia é o erguido por Noé (Gênesis 8:20). Altares foram erigidos por Abraão (Gênesis 12:7; 13:4; 22:9), por Isaque (Gênesis 26:25), por Jacó (Gênesis 33:20; 35:1,3) e por Moisés (Ex 17:15, “Jeová-Nissi”). No tabernáculo e depois no templo, dois altares foram erguidos.

E ele edificou ali um altar. Compare com Gênesis 8:20. A construção de um altar que implica o rito do sacrifício é mencionada em conexão com as promessas e aparições de Deus; compare com Gênesis 12:8; 13:18; 33:20, 35:1; 35:7. O sacrifício era a manifestação da dependência, comunhão e devoção do patriarca a Iahweh.

1.A CRIAÇÃO SE BASEIA EM UM DEUS AMOROSO

Deus existe antes da criação, pois Ele é Eterno. Segundo A. W. Tozer “Deus tem uma relação voluntária com tudo o que criou, mas não tem uma relação necessária com tudo o que criou, nem com coisa alguma além dEle próprio”. Deus não precisa de nada, nem do universo material e nem da raça humana, e, no entanto, criou as duas coisas. Deus nos criou à Sua imagem, com valor, entendendo que sua criação deveria sempre habitar no paraíso. O ato da luz invadir a escuridão revela como se estivéssemos em um teatro e o palco lindo, todo adornado, decorado, porém sem luz; o homem sem Jesus é palco sem luz; música sem melodia, parque sem criança, Éden sem Ser Humano. Jesus veio para iluminar novamente a criação que estava encoberta em densas trevas. Você já foi alcançado pelo amor de Deus? Como eu posso honrar o amor de Deus?

2. A CRIAÇÃO SE BASEIA EM RELACIONAMENTO

Deus tem um relacionamento a partir da aliança; grande honra havia conferido ao ser humano, pois Adão era o vice regente da Terra (Gn 1:28), porém o privilégio sempre traz responsabilidades.

Segundo a Bíblia, Deus colocou duas árvores no meio do Jardim: a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2:9, 17; 3:3,22,24). Os frutos da árvore da vida conferiam a imortalidade (v.22). Os frutos da outra árvore conferiam um conhecimento experimental do bem e do mal, mas também causavam a morte (Gn 2:17). Tendo em vista que jamais haviam experimentado o mal, Adão e Eva eram inocentes como crianças. Deus não criou fantoches ou robôs, mas seres humanos com responsabilidades e poder de escolha. Sua casa tem sido extensão do altar de Deus? Como eu posso fazer da minha casa a extensão do altar de Deus?

3.A CRIAÇÃO SE BASEIA EM RELACIONAMENTO SINCERO

Deus queria que os seres humanos o amassem e lhe obedecessem livre e espontaneamente, não por obrigação ou programação. Deus criou o homem a sua imagem e semelhança e deu-lhes o privilégio de escolha. Comer algo no Jardim é natural quando se observa a aliança. Fora da aliança uma simples fruta quebra o ciclo da vida. A curiosidade gera o perder a inocência; os resultados dessa escolha foram fatídicos e geraram prejuízos enormes. Como ter um relacionamento de altar com aqueles que estão a minha volta?

4.A CRIAÇÃO É O PARADIGMA DA VIDA ABUNDANTE

Todos nós conhecemos as consequências da quebra da aliança, gerando o pecado original. “E fez o Senhor Deus a Adão e sua Mulher túnicas de peles e os vestiu” Gn 3:21. Deus zela pela nossa dignidade, Ele concedeu aos seus filhos/as a cobertura de que necessitavam naquele momento de nudez absoluta. Adão e Eva foram inquilinos reais no mundo maravilhoso de Deus; o sexto dia da criação foi o dia do casamento. Adão foi feito do pó da terra e Eva da costela de Adão, osso do seu osso e carne de sua carne (Gn 2:23). “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam (Gênesis 2:24,25). O altar de Deus é local de sacrifício, sacrifício que é efetuado para buscar a face perdoadora de Deus. Antes do pecado original era relacionamento sem barreiras, intenso, o qual só será restaurado absolutamente no novo céu e na nova terra. Como ter com Deus um relacionamento sem barreiras?

Conclusão:

1. A CRIAÇÃO SE BASEIA EM UM DEUS AMOROSO;

2. A CRIAÇÃO SE BASEIA EM RELACIONAMENTO;

3. A CRIAÇÃO SE BASEIA EM RELACIONAMENTO SINCERO;

4. A CRIAÇÃO É O PARADIGMA DA VIDA ABUNDANTE.

Download