Episódio VII – CONSTRANGIDO PELO ESPÍRITO! Atos 20:22-24
INTRODUÇÃO: Para compreendermos e consequentemente nos sentirmos constrangidos pelo Espírito, necessitaremos de um maior entendimento a respeito do significado da palavra “constrangido”.
CONSTRANGIDO= Paulo explica, aos presbíteros de Éfeso, a razão de sua partida. Ele estava partindo, não por vontade própria, pois ele amava a todos naquele lugar e ali estava aparentemente seguro. “CONSTRANGIDO PELO ESPÍRITO” = COMPELIDO = TOLHER A LIBERDADE DE; COAGIR; OBRIGAR UTLIZANDO DE VIOLÊNCIA, FORÇAR, NÃO DAR OUTRA ALTERNATIVA. Neste momento, Paulo estava concluindo a sua terceira viagem missionária.
Paulo não compreendia o que estava acontecendo com ele, porém sentiu um impulso poderoso, sobrenatural, descomunal em seu próprio espírito. Sua visão era de ir para Roma, Capital do mundo civilizado de sua época, porém antes, tinha uma obrigação: fazer a entrega das ofertas das igrejas gentílicas aos santos pobres da Judéia.
Em At. 22: 3 Paulo diz: “Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui instruído rigorosamente por Gamaliel na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Deus como qualquer de vocês hoje. Persegui os seguidores deste Caminho até a morte, prendendo tanto homens como mulheres e lançando-os na prisão, como pode testemunhar o sumo sacerdote e todo o Sinédrio; deles recebi cartas para ir para prender pessoas em Damasco, fui para lá a fim de prendê-las. Cerca de meio dia, próximo de Damasco eu vi uma forte luz…
Ele começa a relatar sua experiência com Deus, ocorrida e narrada em At. 9.4-17.
O povo neste momento perseguia Paulo, porém ele pediu aos soldados que o protegiam para falar ao povo, testemunhar ao povo.
O testemunho não se cala diante das tribulações, quando há genuína experiência com Deus.
Hoje muitos trocam a Igreja, a vida espiritual por cerveja, drogas, mulheres, adultério, fornicação e outros, por não conhecerem as escrituras e não possuírem experiência com o poder de Deus.
O homem, para se sentir coagido pelo poder de Deus, necessita de uma experiência verdadeira com Cristo.
Você já ouviu a voz de Deus? Você é capaz de ouvir a voz de Deus? Você está ouvindo a voz de Deus? Paulo ouviu, Isaías ouviu, eu ouvi e ouço e você? A Igreja precisa de ouvir a voz de Deus? Vivemos em um mundo de muitas vozes. Qual a voz que você tem ouvido mais: a voz de Deus ou a voz dos homens?
Muitos, em nossos dias, querem usar o mundo espiritual, as escrituras, a fé para explicar a sua rebeldia, sua rebelião contra a família, contra a igreja e contra Deus. Paulo foi levado, conduzido, obrigado a ir, compelido pelo Espírito de Deus para apenas ofertar aos pobres. Será que não havia pessoas pobres em Èfeso? At. 21:26
Deus abençoe Necessitaria de andar quilômetros e mais quilômetros sem nenhum sentido?
Amados, a obediência é o caminho da excelência. Pela obediência somos abençoados e abençoamos.
Paulo subia a Jerusalém sem importar-se com os resultados, sob um constrangimento subjetivo que virtualmente limitava a liberdade de sua vontade humana.
O ser humano, constrangido pelo Espírito, tem o seu prazer no prazer de Deus. Em At. 21.3-4 : “ Desembarcaram em Tiro … encontrando os discípulos dali. Eles, pelo Espírito, recomendavam a Paulo que não fosse a Jerusalém”.
Em Cesaréia: O profeta Agabo tomou o cinto de Paulo, amarrando nas mãos e nos pés, disse: “Assim diz o Espírito Santo: desta maneira os judeus amarrarão o dono deste cinto e entregarão aos gentios”. Testemunhas são fiéis diante de qualquer situação, você está disposto a ser uma testemunha?
Amados e amadas, fomos criados à imagem e semelhança de Deus, com a finalidade exclusiva de testemunharmos, o resto é resto. Paulo era uma testemunha vivo de Cristo (I Co 15:8).
O QUE VEM A SER TESTEMUNHA?
A expressão grega “martyria” designa o testemunho ou testemunha: alguém convocado para dar, perante o povo e autoridades, o relato do que viu em relação ao que está sendo julgado. A testemunha deve estar disposta a garantir a todo custo, inclusive com a própria vida, a verdade de seu testemunho. Desta expressão ou do correlato “martys”, procede em nossa língua portuguesa a expressão “mártir”. No mundo grego-romano, no tribunal, a testemunha dava testemunho garantindo a verdade com a vida (diferentemente de hoje quando jura com a mão sobre a Bíblia!). Muitas vezes uma testemunha podia perder a vida se, com seu testemunho, alguém fosse incomodado. Testemunho é contar algo que você viu, que ocorreu com você ou com outra pessoa.
A hora vem e já chegou em que os verdadeiros adoradores, adorarão ao Pai em Espírito e em verdade. Jó 4:23
Paulo resume sua resposta ao mover do Espírito: “Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se não somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus”
At. 20:24.
Você é uma testemunha da obra de Deus na face da terra?
CONCLUSÃO
UMA IGREJA QUE VISA FAZER DISCÍPULOS EM TODAS AS NAÇÕES, TENDO O DISCIPULADO COMO SEU FUNDAMENTO MAIOR, DEVE ESTAR SENSÍVEL AO EXEMPLO DE PAULO. NO FINAL DE SUA CARTA A TIMÓTEO EM II Tm 4:7 “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé;
Para pensar:
1. Este estudo faz sentido para você?
2. Quais são as experiências que você já teve ao ouvir a voz de Deus?
3. Você quer ser uma testemunha viva de Cristo na sociedade contemporânea a nós?