LIÇÕES

Guia para Células 19-11-23

De 19 novembro à 25 novembro 2023

VENCENDO OS INIMIGOS PARA UMA GRANDE COLHEITA Juízes 1:1-7 

Introdução: É extremamente fácil encontrarmos manchetes sensacionalistas em tabloides em nossos dias. O livro de Juízes relata acontecimentos desafiadores na terra recém conquistada. Estes episódios entram em contraste com os últimos capítulos de Josué, em que se vê uma nação em festa, descansando da guerra, desfrutando as riquezas que Deus lhe havia concedido na Terra Prometida! O LIVRO DE JUÍZES retrata Israel sofrendo invasões, escravidão, pobreza e uma guerra civil, o que acontece aqui?

  1. ATENÇÃO COM AS NOVAS GERAÇÕES

“E serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram depois de Josué, e viram toda aquela grande obra do Senhor, que fizera a Israel. Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos; E sepultaram-no no termo da sua herança, em Timnate-Heres, no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás. E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel” (Juízes 2:7-10). 

Na perspectiva da Estação da Colheita, precisamos de ficar de olho na nova geração, pois a Igreja Missional e Multigeracional entende que as novas gerações necessitam de ser ensinadas, inspiradas e confrontadas a  conhecer e experimentar o Senhor. Vemos aqui diante do relato bíblico que Israel degenerou-se rapidamente após uma nova geração assumir a liderança. Ao invés de Israel viver na dimensão do fervor espiritual, o povo de Deus mergulhou em uma apatia; em vez de obedecer ao Senhor, o povo entregou-se à apostasia, e em vez de Israel desfrutar a lei e a ordem, a terra entrou em anarquia. Sem dúvida, a situação estava crítica. Você está cuidando da próxima geração? Qual geração estamos deixando para dar continuidade ao “IDE”?

  • ATENÇÃO COM O INIMIGO

O livro de Juízes começa com uma série de vitórias e derrotas ocorridas depois da morte de Josué. As demarcações das fronteiras das 12 Tribos haviam sido determinadas havia anos (Josué 13 – 22), mas o povo não se apropriaria inteiramente de sua herança, derrotando e expulsando os habitantes da terra que continuavam arraigados no meio deles.

Quando Josué era de idade, o Senhor lhe disse: “Era, porém, Josué já velho, entrado em dias; e disse-lhe o SENHOR: Já estás velho, entrado em dias; e ainda muitíssima terra ficou para possuir” (Josué 13:1). O povo de Israel tinha direito de propriedade sobre toda a terra, mas ainda não havia tomado posse da extensão total da mesma; assim sendo, não poderia assim desfrutar plenamente da herança concedida por Deus.

 No início o povo de Israel mostrou-se prudente e buscou a orientação do Senhor (Juízes 1:20). Os cananeus formavam um dos grupos que habitavam o território de Canaã, e os israelitas tinham recebido do Senhor a ordem para destruí-los. Inclusive, limpar a terra de Canaã de outros povos, fazia parte dos termos da aliança da qual os israelitas eram parte (Deuteronômio 7: 16- 26).  O escritor do livro de Juízes registra que o Senhor entregou aquele território nas mãos de Judá, e com a ajuda dos homens da tribo de Simeão, a tribo de Judá derrotou os cananeus e os ferezeus, e feriram em Bezeque cerca de dez mil homens. Adoni-Bezeque, por sua vez, tentou fugir, mas foi perseguido e preso pelos israelitas. O Senhor está aprovando as alianças que você está fazendo?

  • ATENÇÃO: O INIMIGO NÃO QUER TE MATAR, ELE QUER TE PARALISAR

Com a ajuda de Deus, a duas tribos conquistaram os cananeus em Bezeque (Jz 1:4-7), capturaram, humilharam e mutilaram um dos reis inimigos, cortando seus polegares das mãos e dos pés (Jz 16:21; I Sm 11:2; e II Rs 25:7 para outros casos de mutilação). É provável que a tribo de Judá tenha sido ameaçada no Norte pelas forças militares cananeias lideradas por Adoni-Bezeque, e precisou enfrentar e resolver essa ameaça.

 Adoni-Bezeque é o nome ou o título do rei da cidade de Bezeque mencionado na Bíblia. A história de Adoni-Bezeque está registrada no Antigo Testamento, no livro de Juízes (Juízes 1:5-7). Ele ficou conhecido por ter tido seus dedos polegares das mãos e dos pés cortados após ser derrotado pelos israelitas, numa referência ao modo violento como tratava seus inimigos. O nome Adoni-Bezeque provavelmente significa “senhor de Bezeque”. Por isso, muitos comentaristas acreditam que esse nome era, na verdade, um tipo de título real do rei cananeu. A cidade de Bezeque ficava localizada ao norte de Canaã, aproximadamente vinte quilômetros de Siquém.

Esses setenta reis ilustram a situação difícil de todos aqueles que caíam na mão deste implacável “senhor de Bezeque”: ficavam incapazes de correr, de lutar, de colher suas lavouras; não conseguiam usar suas espadas, lanças e escudos com eficiência; não ocupavam mais o trono; mas sim caíam no opróbrio, na vergonha, em vez de se banquetearem à mesa, vivem dos restos e migalhas. Nós somos desafiados a vivermos na dinâmica da fé e reinar na vida por intermédio de Jesus Cristo. O que está impedindo você de tomar passe da vitória que já está liberada sobre sua vida?

CONCLUSÃO:

1. Atenção com as novas gerações: “Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele” (Pv 22:6). A criança é um presente de Deus e é a Igreja do Presente e do Futuro;

2. Atenção com os Inimigos – um deles é a relativização: “Quando o Senhor, teu Deus, te tiver introduzido na terra, a qual passas a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; 2 e o Senhor, teu Deus, as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas concerto, nem terás piedade delas; 3 nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos e não tomarás suas filhas para teus filhos; 4 pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós e depressa vos consumiria. 5 Porém assim lhes fareis: derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas, cortareis os seus bosques e queimareis a fogo as suas imagens de escultura” (Dt 7:1-5).

3. O diabo não quer te matar, sim te paralisar – assim você não viverá na dimensão da Estação da Colheita, mas sim viverão das migalhas do “senhor de Bezeque”. Deus não tem para ti migalhas, mas sim abundância, fartura, prosperidade.

AVISOS IMPORTANTES

INSCRIÇÃO RA 2024

O RA abençoou muitas pessoas neste ano. No ano de 2024, teremos mais desse precioso projeto! As inscrições já estão abertas! Você poderá fazer a sua na secretaria, durante a semana ou aos finais dos cultos, na recepção. Não fique de fora! Participe!

2° ENCONTRO DE EMPRESÁRIOS E EXECUTIVOS CRISTÃOS DA ZONA DA ZONA DA MATA

O encontro acontecerá nos dias 24 e 25 de Novembro, no hotel Green Hill. O investimento será de R$ 300,00 por pessoa ou R$500,00 por casal, (inclusos: café da manhã, almoço e jantar). Participe!

ENCONTRO DISTRITAL DE MULHERES DO SUL DE MINAS

Vem aí o 1° Encontro Distrital de Mulheres do Sul de Minas. Será no dia 25 de Novembro, das 8 ás 17 horas, em Santos Dumont. As inscrições já estão abertas e você pode fazer a sua, pelos telefones abaixo:

• 32 9 8899-0465 (Patrícia “Brilho”)

• 32 9 9194-7004 (Tatiana Almeida)

Não perca!

MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO

Este ministério está precisando de homens, servos e disponíveis, para ajudar no Estacionamento na parte da Manhã.  Quem tiver disponibilidade e desejo de servir na obra de Deus, favor procurar o Alvimar.

Telefone: 033988156773

Download