LIÇÕES

Guia para Células 22-10-23

De 22 outubro à 28 outubro 2023

YAHWEH RAFAH – O Paralítico no Tanque de Betesda – João 5. 1-9

Introdução: Hoje vamos falar de alguém de quem a Bíblia não cita o nome, mas  menciona  a condição de vida: um paralítico junto ao Tanque de Betesda. Jesus estava indo para uma festa em Jerusalém. Contudo, enquanto todos se dirigem ao banquete, Jesus se dirige a um lugar onde havia uma multidão de doentes. Todos em busca do mesmo objetivo: “ser curado”! Todas essas pessoas estavam à espera de um milagre. Esse paralítico estava ali porque também acreditava que um dia teria a oportunidade de viver seu milagre. Jesus está diante de uma multidão, mas vai em busca de um único homem. Isso é simplesmente impressionante! Vemos aqui o valor de um indivíduo para Jesus. Jesus vê  você no meio da multidão. Para Jesus, você não é apenas mais um. Jesus mudou o seu itinerário para encontrar-se com um único homem.

1. Os olhos de Jesus alcançaram aquele homem paralítico: O profeta Isaías já sinalizava sobre o olhar misericordioso de Deus (Isaías 66:2). Não há nada que escape ou fuja do conhecimento do Senhor Jesus. São 38 anos de tentativas frustradas, de experiências negativas. O histórico desse paralítico era marcado por decepções. Há 38 anos testemunhava outras pessoas sendo beneficiadas pelo agito das águas, mas não chegava sua vez. Mesmo assim, ainda estava à espera do milagre.

Muitas pessoas se encontram nessa mesma condição. Estão há tempos esperando um milagre de Deus em suas vidas! Já ouviram tantos relatos e testemunhos de pessoas que foram abençoadas, mas simplesmente parece não chegar a sua vez de experimentar aquilo que  se evidencia na vida de outras pessoas.  Você já vivenciou um milagre em sua vida? Você está à espera de um milagre?

2. Muitas vezes a solução do nosso problema também depende nós. Vejam comigo. Se o paralítico,  no primeiro ano, quando viu que outro desceu às aguas primeiro, tivesse desistido, e assentado em seu coração que ninguém o colocaria no tanque, pois todos que ali estavam buscavam o mesmo objetivo e tivesse voltado para beira da estrada a esmolar, ou  se ficasse em sua casa, ele não teria um encontro com Yahweh Rafah (Jeová Rafah – Deus que cura). Muitas vezes queremos cura, mas pedimos aos  outros  para orar por nós e ficamos na comodidade da nossa casa. Em muitos momentos,  para recebermos nosso milagre,  precisamos sair da zona de conforto.

O paralítico estava fora da sua zona de conforto. Estava no lugar certo. Mesmo com toda dificuldade, almejava sua cura. Olhe quanto tempo o paralítico esperou: 38 anos! Quantas vezes, por um tempo de espera mais curto , já desanimamos, entristecemos e perdemos a esperança. O encontro de Jesus com o paralítico no tanque de Betesda, não foi coincidência; foi a graça que o alcançou. Você já desistiu de algo por estar demorando?

3. Jesus faz uma pergunta: “Queres ser curado”? Essa pergunta parece sem sentido para um doente, pois tudo que o doente almeja é ser curado. (v. 6) O paralítico prontamente responde: “Não tenho ninguém…”(v. 7). Esse homem expressa sua realidade de abandono. Abandonado pela família. Abandonado pelos amigos. Abandonado pela sociedade. Não há nada mais terrível do que o sentimento do abandono. Esse sentimento era pior do que o da paralisia.

Jesus sabia que as pessoas acabavam se acostumando a uma vida de infelicidade e pecado, perdendo a vontade de responder a uma adequada fonte de ajuda. “Jesus,  vendo a miséria em que se  encontrava o paralítico, dá uma ordem: “ Levanta,  toma teu leito e anda”. Tudo que o paralítico sempre quis fazer,  e não conseguia,  era andar. Sob a palavra de Jesus, imediatamente o paralítico se viu curado, pegou a sua cama e foi para casa.

4. Você crê que Jesus está aqui. Então, aqui se tornou Betesda “Casa de Misericórdia”. Bem sabemos que na Santa Casa, HPS, Albert Sabin e tantos outros hospitais há gente sofrendo, doente, diagnósticos tristes, sem esperança…Há muitos já à beira da morte. Louvado seja Deus porque estamos aqui,  nesta Casa de Misericórdia,  e podemos clamar a Jesus por eles/as. Talvez você tenha chegado machucado/a, ferido/a, desesperançoso/a, pelos dramas existenciais, pelas mazelas que vem carregando, mas Jesus está vendo-o/a no meio da multidão, e se importa com você. Ele conhece sua história, seu passado, seus medos, suas aflições, sua família, seus filhos, seu trabalho, seus deslizes, seus pecados. Só ele sabe o que o/a tem levado a esse sofrimento. Ele  sabe o início de tudo isso, e  há quanto tempo você carrega esse sofrimento. Você é importante pra ele. Jesus lhe faz hoje a mesma pergunta que fez ao paralítico: “Queres ser curado/a?” Em outras palavras, Jesus está dizendo: “Você já se acostumou com seu estado de miséria, ou é hoje que você quer ser curado/a?”.

Conclusão: Eu não sei qual será a sua resposta, mas de uma coisa eu sei: Yahweh Rafah está aqui para trazer cura, não importa há quantos anos você carrega essa enfermidade, seja na alma, no corpo. Ele quer curar você. Diga para o Senhor Jesus: “Eu quero ser curado/a”. Você está em Betesda! Aqui,  não apenas os anjos descem para mover as águas, mas o próprio Yahweh Rafah se faz presente para curar o seu povo

Download