O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL
Lucas 2.8-14
Natal é tempo de festa, alegria, gratuidade, satisfação e gozo no Senhor. O nascimento do menino Cristo não é festa mercadológico, carnal e sim momento de solidariedade, de paz, de vida abundante, de reafirmarmos as nossas convicções de fé. Há valores que devemos sempre resgatar e precisamos transmitir às próximas gerações, para celebrar um Natal genuíno. Além de todo o clima de preparação exterior, é um tempo propício para revermos a nossa vida interior, para sermos mais solidários, abrirmos o nosso coração à reconciliação e estendermos as mãos, desejando aos outros a paz e recebendo da Paz que é Jesus.
Se tirarmos do Natal a celebração da vinda do Filho de Deus entre nós, isto é, Jesus Cristo, a festa do Natal passa a ser uma festa entre tantas outras que temos, com a diferença da troca de presentes, celebrada por quase todos os povos, em todos os continentes. Infelizmente, em muitos lugares, celebra-se o Natal, mas o festejado não é nem lembrado; o que importa é o movimento meramente mercadológico.
Natal foi e continua sendo uma festa para ser celebrada em família, porque Deus serviu-se de uma família para enviar seu filho entre nós, e foi em família que se celebrou o primeiro Natal. Natal é a Festa do encontro de gerações, é tempo de receber familiares, de matar a saudade, de dar e receber um abraço. E é tempo também de celebrarmos com aqueles/as que não possuem familiares por perto, pois cremos na palavra do salmista: “Deus faz que o solitário viva em família…” (Sl 68:6).
NATAL É TEMPO DE ESPERANÇA E FÉ
1.1. O anjo continua a dizer que possui novas de grande alegria.
1.2. Muitos em nossos dias já não possuem esperança no seu dia a dia.
1.3. O Dólar em alta, inflação, guerras, violência, corrupção, problemas diversos marcam este tempo histórico, porém precisamos crer no relato das Sagradas Escrituras.
1.4. “Foi assim que o nascimento de Jesus Cristo aconteceu. Estando Maria, sua mãe, noiva de José, antes de se casarem, ela ficou grávida pelo Espírito Santo” (Mateus 1:18).
1.5. Um aspecto notável do relato de Mateus sobre o que levou ao nascimento de Jesus é o quão prático foi o versículo 18. Houve outros “relatos bíblicos de Deus capacitando nascimentos sobrenaturais no AT (Gênesis 21:1–2; 25:21; 30:22; Juízes 13:3). Mesmo entre os nascimentos milagrosos, no entanto, Deus faz algo novo: Jesus nasce não de alguém que antes não conseguia gerar, mas de uma virgem.” Não havia razão para Mateus descrever um evento tão único tão brevemente. O mesmo escreve de forma sucinta, breve, pois é algo que tem a ver com fé. A fé é uma convicção, não especulação (Hb 11:1-2).
1.6. Você tem revisitado as histórias bíblicas e reafirmado sua convicção de fé?
2.A MANJEDOURA E O NATAL
2.1. Muitos buscam a alegria no luxo, no dinheiro, nos frutos materiais.
2.2. Natal é alegria na simplicidade da vida, no cotidiano; não tem a ver com o ter e sim com o ser, na perspectiva do Deus da Vida e da História (Lc 2:16).
2.3. Muitos procuram coisas miraculosas, mas não aprendem com a simplicidade do dia a dia.
2.4. Jesus veio para os pastores na simplicidade do dia a dia. Precisamos de cultivar hábitos saudáveis que nos conduzam a uma vida de qualidade, a qual é abundante na perspectiva do Cristo da Fé.
2.5. Como você tem vivido o seu dia a dia? Qual tem sido o seu grau de contentamento e satisfação neste tempo concluso de 2024?
3.OS ANJOS LOUVAM A DEUS
3.1. Deus realiza um Natal em nós todos os dias.
3.2. Quando existe conversão, há alegria, esperança, temor de Deus.
3.3. Os pastores também louvaram a Deus. Faça deste tempo um ciclo de Adoração, Confissão, Louvor a Deus e Edificação por intermédio do deleitar-se na Palavra de Deus.
3.4. À luz de Lucas 2:13, você tem exercido uma vida baseada em louvor e adoração a Deus por aquilo que Ele tem feito e fará em sua vida?
CONCLUSÃO
1. A primeira proclamação do nascimento do Messias foi feita a um grupo de pastores, e, ao visitá-los, o anjo revela a graça de Deus para toda a humanidade. Os pastores viviam à margem da sociedade de então. O seu trabalho era considerado impuro; assim sendo, ficavam meses longe do Templo, de modo que não poderiam ser purificados (Lc 1:51-53; I Co 1:26-29).
2. O Messias veio como o Bom Pastor (Jo 10) e como Cordeiro de Deus, sacrificado pelos pecados do mundo (Jo 1:29);
3. O termo hebrico Shalom (Paz) significa muito mais que trégua nas batalhas. É bem-estar, prosperidade, segurança, vida de qualidade, integridade e plenitude. Isso foi ministrado àqueles homens simples, pois nem a lei romana, nem a filosofia grega, nem mesmo a religião judaica eram e são capazes de suprir as necessidades intrínsecas do coração humano. Então, Deus enviou seu Filho! (Jo 3:16).
4. Um Feliz Natal para você e sua família!