LIÇÕES

Guia para Células 23-07-23

De 23 July à 29 July 2023

GPC- 23 /07

TEXTO: 2a Coríntios 4.16

O texto da Palavra de Deus diz: “Por isso não desfalecemos[…]” e outras traduções por isso não desanimemos[…]”.

Tantas coisas nos tentam fazer desanimar. Enfrentamos lutas, guerras, provações, contendas, discórdias, pecados que cometemos e o tempo todo lutam contra nós, fazendo-nos desanimar da família, da alegria de servir, de congregar, de buscar a Deus. O desânimo não vem com aviso. É um processo, e quanto mais você alimenta o desânimo, mais ele tenta estabelecer-se, como uma ave que pousa sobre a cabeça e, se você não espantá-la, ela fará ninho. Por isso, Paulo nos exorta a não desanimar. O pior inimigo não é o diabo, mas nós mesmos. Lutamos contra nós mesmos, insistimos em fazer coisas que não deveríamos fazer. Agimos muitas vezes conscientes de que tais coisas fazem mal para nosso corpo.

1 – ESPÍRITO X CARNE

Precisamos guerrear contra nossas palavras, pensamentos, nossos sentimentos e sugestões que nossa

própria carne nos dá. A nossa carne não se converte. Olha o que diz o apóstolo Paulo. “Antes subjugo ou esmurro o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado”. (1 Co. 9.27).

Irmãos/ãs, existe uma guerra entre o Espírito e a carne. Esta guerra é contínua. Precisamos buscar cada dia mais ao Senhor para mortificar a nossa carne. Mas, a sua carne ainda está com você.

Ainda que nosso corpo exterior se corrompa, isto é, quanto mais o nosso corpo sente os efeitos da degradação, o nosso interior, contudo, se renova dia a dia. Isto é, o nosso espírito se renova.

2 – TUDO É PASSAGEIRO

Por mais que você enfrente lutas, tribulações, problemas no trabalho, na faculdade, na família, a resposta de Deus para nós é: “Tudo é passageiro”. Podemos ver as coisas temporais, mas existe algo que nossos olhos não contemplam aqui. Não firmamos nas coisas naturais. Então, sabemos que isso vai passar e chegará um dia que estaremos na eternidade com o Senhor. Em muitos momentos de tribulações, não conseguimos perceber a presença do Senhor ao nosso lado. Ele nunca nos desamparará. Precisamos ter a compreensão do cuidado do Senhor para com nossa vida. Por isso, o apóstolo Paulo fala para não desfalecermos. “Desfalecer” fala de cansaço, desânimo, de alguém que não está suportando mais as lutas e tribulações.

3 – ONDE VOCÊ TEM DEPOSITADO SUA ESPERANÇA?

Não podemos desanimar, mas devemos ter nossa esperança fixa no Senhor, não nas circunstâncias. Se formos olhar as circunstâncias, nossa própria condição, nossas limitações, vamos ficar entristecidos. Mas, por causa da forte fé e esperança, não desanimamos. A beleza e o poder do nosso chamado como cristãos/ãs faz com que não desanimemos, pois cremos que o Senhor tem preparado algo eterno para nossas vidas. O inimigo não quer que acreditemos nisso. Então, ele lança seta nas mentes, dizendo: “não fique perdendo tempo de ir à igreja, olhe o que está acontecendo com você!” “Olhe sua luta, a tribulação que você vem enfrentando, as coisas não estão dando certo na sua vida”. “Para que servir a Deus?” “Você está desperdiçando seu tempo”. “A vida é muito curta”.

4 – NÃO DÊ OUVIDOS AO INIMIGO

Meu irmão/ã, não dê ouvido ao diabo! A vida é curta para quem só vive com esperança nessa terra, mas pra quem tem plano de viver no céu, há uma eternidade de Deus para nossas vidas. Amém! Aleluia! O inimigo tenta nos parar com coisas pequenas, levando-nos a observar situações banais. Pare de perder tempo com coisas, pensamentos e situações que tentam corrompê-lo/a. Talvez você esteja dizendo: “só eu sei o que estou passando!” Mas, permaneça na presença de Deus, continue orando; você precisa agir, posicionar -se diante de Deus. Mantenha a fé e a esperança no Senhor. Não podemos dar ouvidos ao inimigo, pois ele sempre tentará nos acusar dizendo: “Você não pode, você falhou”. E, você precisa entender que sua carne não se converte, e você precisa buscar a Deus todos os dias para “matar” a carne.

Quem temos alimentado mais: o nosso espírito ou a nossa carne? Pelas nossas ações, iremos mostrar quem alimentamos. Não brinque com sua carne, pois ela é como um lobo voraz. Não brinque com o pecado, não brinque com aquilo que pode destruir a sua vida. Não caia na cilada do inimigo. Lembre-se de que um abismo chama outro abismo.

5- ESFORÇAR-SE

Precisamos nos esforçar para que a leve e momentânea tribulação produza um eterno peso de glória. A Palavra de Deus nos chama a essa prática. Salmos 31.24: “Esforçai-vos e Ele vos fortalecerá”. Esforçar-se não depende de Deus, mas única e exclusivamente de cada um/a de nós. Este texto traz uma mensagem poderosa: o homem exterior pode até envelhecer, mas não há rugas em nosso em nosso espírito, não há fraqueza em nossa alma. Enquanto o homem exterior se corrompe, o homem interior se renova. O homem interior está sujeito ao poder transformador de Cristo Jesus. Amém. O pensamento de Deus a nosso respeito é de paz, e o Seu desejo é de nos abençoar. O Senhor já decretou a promessa a nós só precisamos tomar posse, precisamos nos esforçar. Ficamos buscando a Deus por algo que Ele já nos deu.

Agora é conosco. É só buscar no Senhor. Faça sua parte, porque o que é seu ninguém toma, porque é sob medida, só serve em você, porque tem a sua identidade. As bênçãos de Deus são perfeitas para você. Aleluia. Por isso, não podemos desanimar, o presente que enfrentamos pode ser desafiador, mas o futuro que nos aguarda é, certamente, vitorioso em Jesus. Aleluia!

As aflições podem ser pesadas e contínuas, mas precisamos olhá-las na perspectiva da eternidade, e elas passam a ser leves e momentâneas, como escreve o apóstolo Paulo. É como se apóstolo Paulo dissesse a nós: “As aflições são antecessoras da glória”. Paulo estava falando do que ele mesmo viveu (2 Coríntios 11. 23-28). Paulo ainda diz que toda tribulação do tempo presente, colocada na balança, é nada diante do peso da glória eternal.

As nossas tribulações são bem menores do que as que o apóstolo Paulo enfrentou. E ele, mesmo vivendo isso tudo, fala o seguinte em 2 Coríntios 4.17 “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente.”

Paulo nos ensina a viver pela fé, e a ter a certeza, no coração, de que nada se compara com a glória eternal.

Amém.

Pastora Rosemary Barbosa

Download