LIÇÕES

Guia para Células 23-11-25

De 23 November à 29 November 2025

SÉRIE: LIVRAI-NOS – VENCENDO COM CORAGEM E ESPERANÇA

VIII EPISÓDIO – “LIVRAI-NOS” NÃO É A VIDA REGALADA, MAS SIM EXPERIMENTARMOS A GRAÇA DE DEUS EM QUAISQUER SITUAÇÕES

Texto: Isaías 6.1-8

INTRODUÇÃO:
Uzias reinou durante longo período de prosperidade e sucesso para o reino de Judá. Sua imagem era de um rei forte e bem-sucedido, mas ele caiu em orgulho, foi castigado com lepra e ficou afastado do poder, sendo substituído por seu filho Jotão (II Cr 26: 16-21).

O impacto da morte de Uzias: A morte de Uzias marcou o fim de uma era de ouro para Judá, gerando incerteza e desânimo no povo em em Isaías.

O chamado de Isaías: Foi nesse momento de luto nacional que Isaías reve a sua visão no Templo de Jerusalém, um evento descrito em Isaías 6.

A revelação de Deus: A crise de fé causada pela morte do rei terrestre levou Isaías a ter sua visão do trono celestial, entendendo que o verdadeiro Rei, o SENHOR, não havia morrido e continuava no controle. Em tempos de crise, incerteza, adversidade, luto, o Senhor se manifesta de forma gloriosa em nossas vidas.

1. VISÃO DE DEUS (ISAÍAS 6:1-4)
1.1. Isaías vê Deus sentado em um trono alto e sublime, com a glória de Deus preenchendo o templo. Essa visão é uma representação da majestade e da santidade de Deus. Isaías está impressionado com a grandeza de Deus e sente-se pequeno diante dEle.
1.2. Como podemos ter uma visão de Deus em nossa vida em tempos de crise? Infelizmente é em momentos de perdas, privações, luto, desesperança, encerramento de ciclos que mais buscamos a face do Senhor. Creio que a maré baixa encalha os barcos, mas a alta os eleva.
1.3. Precisamos aproximar-nos de Deus com reverência e respeito, reconhecendo Sua santidade e majestade.

2. O CHAMADO DE ISAÍAS (ISAÍAS 6:5-7)
2.1. Isaías sente-se indigno e pecador diante da presença de Deus, mas Deus o chama para ser Seu profeta. Deus o purifica e o envia para proclamar a mensagem de arrependimento e salvação.
2.2. “Livrai-nos” é um convite à aproximação do nosso Deus por intermédio da santidade bíblica tão falada em nosso meio, e que precisa de ser vivida em meio à sociedade. Não existe santidade sem a perspectiva social. Como podemos responder ao chamado de Deus para nós? Precisamos humilhar-nos diante de Deus, reconhecer nossos pecados, deixar-nos purificar pelo sangue de Jesus Cristo, e a nossa resposta precisa ser posta em prática na geografia onde estamos inseridos.

3. A MISSÃO DE ISAÍAS (ISAÍAS 6:8)
3.1. “Livrai-nos” jamais será um brado para um vida de conforto, mas imersão nos propósitos santos de Deus. Isaías responde ao chamado de Deus, dizendo: “Aqui estou, envia-me a mim”. Deus o enviou para proclamar a mensagem de arrependimento e salvação do povo de Israel.
3.2. Como podemos ser enviados por Deus para proclamar a mensagem de salvação ao mundo, começando pela nossa cidade? Precisamos estar dispostos a deixar nossa zona de conforto e ir ao encontro das pessoas que precisam ouvir a mensagem de Deus.
3.3. “Livrai-nos” é o brado de dependência de Deus. Quando dependemos, respondemos aos Seus anseios e não aos nossos.

CONCLUSÃO
1. Em Isaías 6:1-8, vemos um exemplo de como Deus chama e envia seus filhos para proclamar a mensagem de salvação. Precisamos ter uma visão de Deus, responder ao Seu chamado e estar dispostos a ser enviados para proclamar a mensagem de salvação ao mundo.
2. Só poderemos vencer o luto, as crises, as adversidades, a falta de estabilidade, buscando mais do Senhor nosso Deus.
3. Deus quer dar-nos experiências maiores com o Deus da bíblia. Digamos sim a Ele.

    Download