É TEMPO DE ALIANÇA! ASSIM SENDO, QUE TAL VIVERMOS NA DIMENSÃO DA GRAÇA?
TEXTO BASE: Ezequiel 36:26-27
INTRODUÇÃO
A nova aliança também é mencionada em Ezequiel 36:26-27: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.” Ezequiel enumera vários aspectos da nova aliança aqui: um novo coração, um espírito novo, o Espírito Santo que habita no crente e a verdadeira santidade.
1. A NOVA ALIANÇA E O ANTIGO TESTAMENTO
1.1. A nova aliança foi originalmente dada a Israel e inclui uma promessa de fecundidade, bênção e uma existência pacífica na Terra Prometida.
1.2. Em Ezequiel 36:28-30 Deus diz: “Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. Livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; farei vir o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós. Multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que jamais recebais o opróbrio da fome entre as nações.”
1.3. Deuteronômio 30:1-5 faz declarações semelhantes, relacionadas a Israel sob a nova aliança. Após a ressurreição de Cristo, os gentios também foram trazidos para a bênção da nova aliança (Atos 10; Efésios 2:13-14). O cumprimento da nova aliança será visto em dois lugares: na terra, durante o reino milenar, e no céu, por toda a eternidade.
2.A NOVA ALIANÇA GEROU UMA NOVA ESTAÇÃO
2.1. Não estamos mais sob a Lei, mas sob a graça (Rm 6:14-15). A antiga aliança cumpriu o seu propósito, e tem sido substituída por “uma superior aliança” (Hb 7:22. “Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas”(Hb 8:6).
2.2. Sob a nova aliança, temos a oportunidade de receber a salvação como um presente gratuito (Ef 2:8-9). Nossa responsabilidade é exercer a fé em Cristo, Aquele que cumpriu a Lei em nosso favor e acabou com os sacrifícios da Lei, por Sua própria morte sacrificial.
2.3. Através do Espírito Santo vivificante, que vive em todos os crentes (Rm 8:9-11), compartilhamos a herança de Cristo e desfrutamos de um relacionamento permanente e ininterrupto com Deus (Hb 9:15).
3.A NOVA ALIANÇA NOS IMPACTA PROFUNDAMENTE
3.1. Para os cristãos contemporâneos, as promessas em Ezequiel 36:25-28 servem como um lembrete do poder transformador de Deus e Seu desejo de um relacionamento profundo e pessoal com Seu povo. Os temas de purificação do pecado, recebimento de um novo coração e espírito, a habitação do Espírito Santo e a promessa de restauração são todos relevantes para nossa vida espiritual hoje.
3.2. Assim como Deus prometeu purificar os israelitas de seus pecados, Ele nos oferece purificação através do sacrifício de Jesus Cristo. 1 João 1:9 nos assegura: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” Esta purificação está disponível para todos que se voltam para Deus em arrependimento e fé.
3.3. A promessa de um novo coração e espírito é um chamado para permitir que Deus nos transforme de dentro para fora. Romanos 12:2 nos exorta: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Esta transformação é um processo contínuo que envolve entregar nossas vidas à vontade de Deus.
3.4. A habitação do Espírito Santo nos capacita a viver de acordo com os estatutos de Deus. Gálatas 5:16 nos encoraja a “andar no Espírito, e não satisfareis a concupiscência da carne.” O Espírito Santo guia, convence e nos capacita a viver vidas que honram a Deus.
CONCLUSÃO
1. Somos convidados/as a vivermos esta nova estação neste ano de 2025;
2. A Nova Aliança é uma realidade para toda a cristandade ao redor do mundo;
3. Deixe o Espírito Santo impactar você neste tempo, pois é Tempo de Aliança!