“A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.” Ag 2:9.
INTRODUÇÃO: No ano 536 a.C, os alicerces do templo em Jerusalém foram lançados. Os homens mais novos exultaram de alegria, enquanto os mais velhos choravam. Ageu, sem dúvida, era um dos que expressaram alegria, pois o Senhor estava operando no meio do seu povo.
Este quadro nos lembra que devemos construir, servir ou fazer qualquer outra coisa no reino de Deus com alegria, pois quem serve com alegria é abençoado. Vejamos o que Senhor nos diz em Deuteronômio: “O SENHOR lhes dará tudo o que é bom; mas, se vocês não o servirem com alegria e gratidão, serão escravos dos inimigos que o SENHOR mandará contra vocês. Vocês os servirão com fome e com sede, sem roupa e precisando de tudo. Deus tratará vocês com crueldade até os destruir.” (Deuteronômio 28:47-48 NTLH)
No entanto, não tardou para que a alegria do povo e o zelo em fazer a obra de Deus esfriassem, quando surgiram as primeiras oposições. Assim, a obra da construção do templo ficou inacabada por mais de 15 anos.
Dificuldades podem abater o ânimo dos servos/as e fazê-los/as parar de realizar a tarefa que Deus lhes colocou nas mãos. Mas, não pare, não desista, continue perseverando em realizar sua tarefa!
Façamos como Neemias, que, diante das oposições, não deixou sua tarefa. Como Neemias, temos que determinar: “Estou fazendo uma grande obra de maneira que não posso descer!” Faça a obra; nada e ninguém pode ser motivo ou desculpa para você deixar de fazer a obra. As tristezas, frustrações, decepções e intempéries da vida não os/as isentam de fazer a obra!
Mediante o desânimo em prosseguir, Ageu dá uma palavra de encorajamento para seu povo:
1. DEUS SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR: Ageu 1:1-4
1.1. A incoerência daquelas pessoas era impressionante. Não tinham coragem e ânimo para construir a casa do Senhor, mas muitos estavam empenhados em construir suas próprias casas. E alguns estavam tão envolvidos com isso que construíram casas luxuosas do tipo que os reis costumavam construir para si.
1.2. O povo de Deus precisava de uma urgente restauração das suas prioridades, pois a vida secular havia consumido a energia de muitos, prejudicando o andamento da obra do Senhor. Este fato nos leva a perguntar: Quais têm sido nossas prioridades neste tempo presente? Muitos dizem a seus pastores que não têm tempo para servir a Deus, porém têm todo o tempo do mundo para trabalhar, estudar, namorar… e a obra do Senhor fica sofrendo por falta de gente que a assuma com compromisso.
1.3. Lembremos o que Jesus nos diz: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus, e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt. 6:33).
2. “Creiam nas promessas de Deus….” Ag. 1:5,6,9-11
2.1. Esta segunda recomendação de Ageu levou a povo a rever sua vida e suas ações sob a luz da aliança que Deus havia feito com eles antes de entrarem na terra de Canaã. A aliança que Deus havia feito com seu povo garantia que eles seriam abençoados se obedecessem a sua lei. Porém muitos gastavam suas forças em vão. Semeavam abundantemente, mas a colheita era reduzida. Quando comiam, não se sentiam saciados. Suas roupas não os aqueciam. Suas rendas não cobriam suas despesas. Seus recursos pareciam estar sendo colocados em sacos furados.
2.2. A bênção de Deus nos alcança:
a) QUANDO ESTAMOS SOB OBEDIÊNCIA À VONTADE DE DEUS,
b) QUANDO NOSSO TEMPO NÃO ESTÁ SENDO TOTALMENTE CONSUMIDO POR PLANOS QUE ATENDEM APENAS AOS NOSSOS PRÓPRIOS INTERESSES.
Assim, temos que ter compromisso com o Senhor da promessa. Precisamos agradá-lo, devemos servi-lo, e priorizar sua obra para que as bênçãos nos alcancem.
A EXPERIÊNCIA COM O ESPÍRITO NOS CONDUZ A OBEDIÊNCIA
3. GLORIFIQUEM AO SENHOR E DEEM A ELE O MELHOR : Ageu 1:7,8
3.1. Vejam o que Deus diz ao seu povo em Ageu 1:8: “Agora, vão até as montanhas, tragam madeira e construam de novo o Templo. Eu ficarei muito contente com esse Templo e ali serei adorado e honrado. ”Muitos cometiam um grave erro: Compravam para si o que havia de melhor, como a melhor madeira e a melhor matéria prima e traziam para casa do Senhor o que sobrava. Traziam para o templo apenas os recursos que não lhes eram úteis .
3.2. Muitos fazem a mesma coisa hoje, doando para o templo coisas que teriam vergonha de dar a seus familiares ou amigos. E, assim, Deus ordena a seu povo que novamente vá às montanhas em busca da melhor matéria prima para construir seu templo.
3.3. Quando Deus tem como alvo a restauração da sua igreja, Ele também restaura em nós a capacidade de sermos generosos em contribuir e dar o melhor de nós mesmos.
Temos dado o melhor de nós mesmos para Deus?
4. PERSEVERANDO SEMPRE
4.1. Uma coisa era ter conseguido que o povo de Deus voltasse ao trabalho e outra bem diferente era fazê-los perseverar. O povo de Deus é resiliente. Gente cheia de Deus é constante na obra do Senhor!
Existem alguns inimigos da perseverança. São eles:
• O desânimo.
• A frieza espiritual.
• Conflitos com irmãos.
• Falta de convicção de que Deus está na direção das circunstâncias.
• Palavras negativas e desmotivadoras.
4.2. Tenho sempre visto homens ou mulheres de personalidade forte, cheios de entusiasmo e vigor que, aparentemente, possuem qualidades de liderança, fracassarem em seus empreendimentos. Isso acontece porque permitiram que um obstáculo ou uma série deles detivessem seus passos. Se houvessem acatado o conselho de Salomão e tivessem ido ter com a formiga (Pv 6:6-11), teriam aprendido a lição necessária.
Aprendemos grandes lições com esse inseto, de aparência tão frágil. Se colocarmos um obstáculo em sua rota, ele tenta por todos os modos ultrapassá-lo; tenta dar a volta, ou passar por baixo ou em cima dele, mas persiste até conseguir superá-lo. O obstáculo, em alguns casos, é várias vezes maior que ele. Mas ele insiste e insiste. Eu chamo isso de determinação, de obstinação.
4.3. Lembra-se de Jacó? Lutou muito com Deus por muito tempo. E com perseverança e determinação recebeu sua bênção. Aos Hebreus 12:1,2 a palavra do Senhor diz: “…corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, que é o autor e consumador da nossa fé”.
Não seja mais um daqueles que começa algo, mas não termina. No reino de Deus, é importante começar bem e terminar bem.
CONCLUSÃO:
1. Deus faz uma promessa a Ageu e seu povo dizendo que a Glória do segundo templo seria maior que a do primeiro. Aprendo aqui que, na medida em que avançamos, Deus revela sua glória sempre em maior intensidade.
2. A revelação da glória de Deus é sempre maior para os que desejam avançar. Tem gente que acha que pode viver da glória do passado, mas esquece da recomendação que nos faz o apóstolo Paulo, em Filipenses 3:13,14: “…uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial que Deus nos chama a receber.”
3. E por fim, amados, para que sejamos lançadores de fundamentos, de alicerces, cada um de nós tem que fazer a sua parte. Muitos não estão dispostos a servir. É como se dissessem: “eis-me aqui Senhor, envia a meu irmão”. Mas, ao contrário, devemos seguir prontamente o nosso Rei, que é o grande general e está passando em revista o seu exército.
Para Pensar:
1. O que é oposição para você? Você tem experimentado isso no seu dia a dia?
2. Quais são as principais lutas que você tem vivenciado?
3. É necessário ser resiliente em nossos dias?
4. O que você aprendeu com a lição de hoje?
A EXPERIÊNCIA NOS LEVA A TESTEMUNHAR E NADA MAIS