LIÇÕES

Guia para Células 27-07-25

De 27 July à 02 August 2025

SÉRIE DE MENSAGENS: SARADOS PELA GRAÇA

VII EPISÓDIO – A CHAVE DA GRAÇA

TEXTO BASE – ROMANOS 8.31-39

INTRODUÇÃO

Creio que há coisas que só podemos acessar no reino a partir de chaves espirituais. A exemplo disso podemos citar o que Jesus disse em Mateus 17.21-23 que há um tipo de autoridade espiritual para expulsar demônios que só é possível acessar

através de jejum e de oração. Isso diz para nós que há lugares e coisas que só podem ser acessados a partir de entendimentos e posturas específicas diante da presença de Deus. Embora realmente ache que existam chaves espirituais, creio que todas as chaves e coisas que desejamos ter e alcançar dependem de uma chave- mestra que

chamo a chave da Graça. A Graça é tudo de que precisamos para ter acesso às bênçãos e dádivas espirituais. Embora ela não substitua as outras direções e chaves, fatalmente acompanhará as outras e nos dará condições de possuí-las. A palavra Graça no grego é “χάρις (charis)”. Charis no grego carrega a ideia de “favor”, “bondade”, “um presente que causa alegria, dado sem merecimento”, ou “beleza”. Nenhuma das outras chaves que serão compartilhadas aqui pode ser acessada sem a graça, nenhuma outra é tão importante quanto ela, uma vez que a graça é o centro do evangelho. A fé é uma chave espiritual? Sim, mas só pode ser acessada a partir da graça. O perdão é uma chave espiritual? Sim, mas só pode ser acessado a partir da graça. A Oração é uma chave espiritual? Sim, mas só pode ser acessada a partir da graça. Todas essas coisas são fruto do amor e da bondade de Deus sobre nós. Tudo que você precisa, tem e terá é fruto do favor imerecido de Deus sobre sua vida. Talvez você pense: “mas pastor o

senhor não sabe o quanto eu trabalhei para chegar onde eu cheguei!”. Foi graça de Deus que lhe deu força e disposição para trabalhar e conseguir. Entenda algo: tudo de bom que existe em você, tudo que você é e tem de bom é fruto do amor de Deus sobre

nossas vidas. Agora veja, a graça não somente nos ajudou a chegar até aqui, mas também

nos ajudará a chegar onde almejamos. Talvez você tenha entrado aqui precisando de uma resposta, de uma cura, de uma porta aberta, achando que você terá que fazer algo mirabolante para conseguir, quando na realidade o segredo para que essa porta tão desejada se abra está na obra que Jesus já realizou por você e por mim na cruz. A graça nos ensina 3 coisas:

1. NÃO IMPORTA O QUANTO VOCÊ SE ESFORCE, NUNCA MERECERÁ NADA

DE DEUS. ISAÍAS 64.5-6

1.1.​ Algumas pessoas pensam que pelo fato delas se comportarem bem, Deus é obrigado a abençoá-las, porque acham que se forem comportadas o suficiente serão qualificadas o bastante para serem abençoadas por Deus. Mas veja, o que Isaías está nos dizendo é que, mesmo a nossa justiça sendo boa aos nossos olhos, ela é suja demais perante o prumo da justiça de Deus.

1.2.​ Deus nos abençoa porque nos ama. Só podemos ser justos quando aceitamos o fato de que somente Cristo tem o poder de nos justificar. I Coríntios 1.30 diz: “É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,”

2.​A GRAÇA NOS COLOCA NA POSIÇÃO DE FILHOS DE DEUS.

2.1. ​JOÃO 1:12 – “Pastor, mas se eu não preciso fazer nada para Deus me abençoar, posso pecar o quanto eu quiser e deixar de praticar a oração, o jejum e a meditação na palavra de Deus?” A resposta é “claro que não”. Uma vez que a graça nos torna filhos de Deus, é natural que os filhos de Deus reproduzam o caráter de Deus. Olhe o que Paulo diz em Romanos 6.1-7: se usamos a graça como desculpa para não orarmos, não nos relacionarmos com Deus, a dura realidade é que a graça não nos alcançou.

2.2. Imagine que você vivia nas ruas, sem abrigo, exposto ao frio, à chuva, e ao perigo. Não havia segurança, conforto ou esperança. Mas, um dia, alguém veio e lhe ofereceu um presente inesperado: uma mansão magnífica, com incontáveis quartos, jardins exuberantes, e todos os confortos que você jamais imaginou ter. Essa casa não era qualquer casa; era uma mansão de valor inestimável, algo que você nunca poderia comprar por si mesmo, nem em mil vidas. De repente, você se vê dentro dessa mansão, protegido e seguro. É um presente que mudou completamente a sua vida. Agora vem a pergunta

crucial: o que você fará com essa mansão? Será que você continuará vivendo como antes, trazendo a sujeira e a desordem das ruas para dentro desse lar precioso? Ou será que, ao reconhecer o valor imensurável do presente que recebeu, você buscará viver de forma digna desse novo lar, cuidando dele e mantendo-o em harmonia com a beleza que lhe foi concedida? A graça de Deus é como essa mansão. Ela nos tira das ruas, do caos do pecado, e nos dá um lugar de honra, uma posição de filhos e filhas de Deus. E, com essa graça, vem a responsabilidade de viver à altura do presente que recebemos, não para merecê-lo, mas para honrá-lo.

3. A GRAÇA É A GARANTIA DE QUE DEUS IRÁ NOS ABENÇOAR. ROMANOS 8.32 E II CORÍNTIOS 9.8

3.1. O que é mais importante para você: seu carro ou seu filho? Seu celular ou seu filho? Evidente que é seu filho. Mas se uma pessoa tiver coragem de, por amor, dar seu filho a outro, também não é claro que ela tem coragem de dar uma casa, um carro ou um celular? Entenda, Deus não poupou Cristo, por amor a nós! Ele nos ama o bastante para derramar as demais coisas sobre nós.

3.2. Quando cremos nessa palavra, estamos aptos a receber as bênçãos de Deus. “Pastor, por que eu devo orar?” Porque, quando oramos, nós nos colocamos na posição da graça. “Pastor, porque tenho que ler bíblia e jejuar?” Porque quando fazemos essas coisas, permanecemos na posição da graça. É como quem espera um ônibus no ponto para ir para casa: a pessoa não faz nada, apenas espera o veículo chegar para recolhê-la.

CONCLUSÃO

1.​ A graça de Deus já disponibilizou tudo para você. Apenas se achegue à presença de Deus nesse dia e tome posse do que Deus já lhe concedeu na cruz.

2. Romanos 8.37 afirma que já vencemos. Que Deus nos guie no entendimento de Sua eterna graça!

Download