LIÇÕES

Guia para Células 28-05-23

De 28 maio à 03 junho 2023

LIÇÃO ESPECIAL DE CÉLULA – PENTECOSTES                                                             

PENTECOSTES – EXPERIÊNCIA COM DEUS – ENCONTRO COM O DEUS TODO-PODEROSO

“Aquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: vi Deus face a face e minha alma foi transformada.” Gn32:30

1.          PENIEL – LUGAR DE CONFRONTO

        Peniel – Encontro com Deus. Denominamos, historicamente, como Experiência do Coração Aquecido, o que ocorreu há 285 anos, na Rua Aldersgate em Londres, Inglaterra. O Escritor Duncan A. Reily narrou assim: “Por volta de quinze para as nove da noite, enquanto ele descrevia a mudança que Deus opera no coração pela fé em Cristo, a Palavra de Deus atingiu João Wesley … Numa tentativa de por em palavras o que sentiu naquela hora, Wesley disse que seu coração fora aquecido de modo estranho, singular”.

        Realmente a Bíblia, nossa única regra de fé e prática, narra centenas de experiências, encontros de homens e mulheres com o nosso bom Deus. Nesse texto de Gênesis, temos a narrativa da experiência do servo Jacó, filho de Isaque. Jacó tinha um nome com significado literal complicado, pois JACÓ é o mesmo que usurpador, espertalhão. Estes e vários outros sinônimos negativos espelham, não somente o significado do nome, mas expressam o caráter e as atitudes de Jacó antes de sua experiência, do seu encontro com Deus.

        Jacó foi um grande negociador, a ponto de comprar a primogenitura de seu irmão Esaú por um prato de lentilhas (Gn. 25:29-34). Jacó foi um homem que ilustrava bem o velho ditado brasileiro: “dava nó até mesmo em pingo d’água”. Mais tarde, contemplamos Jacó com a ajuda de sua mãe, Rebeca, roubar a benção do genuíno herdeiro Esaú (Gn27:22-29). Realmente, os procedimentos de Jacó são deploráveis, sua astúcia revela o caráter de um homem determinado, porém sem piedade, pois, para ele, tudo era válido para alcançar o sucesso, o êxito, os objetivos, a “vitória”.

2.          PENTECOSTES – ATOS 2:1-13

        O Pentecostes, no Novo Testamento, foi o ato de inauguração da Igreja de Cristo. Milhares e milhares de vidas tiveram um encontro com Deus, pela ação sobrenatural e miraculosa do Espírito Santo. Aqui, em Gênesis, contemplamos a experiência de um homem com o nosso Deus. Jacó passou pelo vale da indecisão, da desesperança, do medo, da angústia, chamado de vau de Jaboque (Gn 32:22). Naquele momento, Jacó viu que não lidava com um Deus que era fruto de uma religiosidade tradicionalista, como muitos fazem em nossos dias; pelo contrário, ele contemplou o Deus libertador e criador que se encontra com o homem, a fim de conceder-lhe conversão, mudança de atitudes. Segundo o texto, ele lutou com o anjo até que a alva subia (Gn. 32:24-26). Aquela luta com o anjo mudou o seu caráter a ponto de mudar até mesmo o seu nome, pois de usurpador e desonesto ele passou a chamar ISRAEL que significa “Príncipe com Deus”, Deus peleja por mim (Gn.32.28).

CONCLUSÃO

Deus, na pandemia, confrontou nossas agruras da alma, nossos pecados, nossos achismos, nossa insubmissão e desobediência aos princípios de Deus que são revelados em sua Palavra. Na história do Metodismo Mundial, vimos que Aldersgate foi o vau de Jaboque de Wesley, local de confronto e encontro com Deus. Os metodistas norte-americanos passaram por encontros profundos com Deus nos Acamps. Duncan A. Reily narrou assim: “O povo reunia-se, talvez numa clareira na floresta, por dois ou três dias, para ouvir sermões, tomar a ceia (…) O mais conhecido desses primeiros encontros ou ‘acampamentos’ foi o de ‘CaneRidge’, Kentucky, o qual atraiu centenas de pessoas e resultou em um níumero surpreendente de conversões, mas se fez acompanhar de manifestações emocionais (…) O Bispo Francis Asbury não se espantou com tais manifestações da presença de Deus. Ele viu os acampamentos como método de Deus para a conversão de almas. Disse Asbury: “Os acampamentos hão de ser o tempo de safra dos metodistas”. Nós somos hoje desafiados e desafiadas a passarmos por PENIEL. Creio que Deus usa este tempo para nos forjar (Lugar de Encontro com Deus). Busque sua experiência e encontro com Deus.

Para Pensar:

1.          O que a Experiência do Vale de Jaboque revela a você?

2.          Como a sua fé tem sido desafiada nestes tempos de secularismo?

3.          No domingo, celebramos o dia de Pentecostes.  Um derramamento do Espírito é necessário em nossos dias?

BIBLIOGRAFIA

REILY, Duncan A. Momentos Decisivos do Metodismo, Imprensa Metodista, São Bernardo do Campo, SãoPaulo, 1991, p.39 IDEM, p. 66.

Download