LIÇÕES

Guia para Células 29-10-23

De 29 outubro à 04 novembro 2023

YAHWEH RAFAH: EPISÓDIO IV – A CURA ACONTECE QUANDO DESCEMOS AO JORDÃO- II REIS 5:1-19

INTRODUÇÃO: Eliseu foi um profeta operador de milagres. Ministrou a pessoas de todos os tipos; sempre foi fonte de resposta ao povo sofrido do norte de Israel. Eliseu foi fonte de cura para um general importante, dedicou tempo aos indivíduos e nunca foi influenciado pela posição social ou situação econômica das pessoas.

1. NAAMÃ RECEBE UM MINISTÉRIO.

O nome do profeta Elias é citado 29 vezes no Novo Testamento, enquanto o nome de Eliseu aparece uma só vez. Em Lucas 4:27 lemos: “E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o  sírio”. Naamã era um gentio, comandante do exército   inimigo e, portanto, não é de se admirar que a congregação em Nazaré tenha-se irado contra Jesus, interrompido o seu sermão e o levado para fora da Sinagoga. Afinal, para que Deus iria curar um homem gentio que não fazia parte da aliança? Assim, encheram-se de ira e, ao contrário de Naamã, não se humilharam nem  confiaram no Senhor. Como está o seu coração? A experiência de Naamã com Eliseu ilustra para nós que Yahweh Rafah é o Deus de Cura e cura é resultado da Graça e não de merecimento.

2. NAAMÃ PRECISAVA DO SENHOR.

O Rei da Síria era Bem-Hadade II e, em seu cargo de comandante do exército, Naamã era o segundo no poder. Naamã era um homem condenado, pois sob o seu uniforme escondia um corpo cheio de lepra. Naamã não sabia, porém Deus já tinha garantido para ele a vitória sobre os Assírios. Yahweh é o Deus da aliança com seu povo e pode usar qualquer pessoa, salva ou não, para realizar sua vontade (Is 44:28; 45:13; Ez 30:24-25). Você está movendo-se em direção de Deus?

O Senhor mostrou sua bondade para com Naamã por intermédio de uma escrava judia que auxiliava sua esposa. A menina era escrava, porém quem confia no Senhor é livre em sua interioridade. Aquela jovem foi fonte de cura para Naamã, pois não temeu, concedeu seu testemunho à mulher de Naamã o que culminou na cura para o comandante. Um simples testemunho pode mudar a vida de pessoas. Em Levítico 13: 3-57, podemos ver paralelo entre a lepra e o pecado, pois o mesmo é profundo, espalha-se, contamina, isola e só serve para ser queimado no fogo. Como você está testemunhando as ações de YAHWEH RAFAH?

3. EXPERIMENTAMOS YAHWEH RAFAH QUANDO SOMOS CONFRONTADOS.

Naamã pede autorização para Bel Hadade II, o mesmo de forma oficial envia carta a Jorão, rei de Israel. Afinal, Síria e Israel eram inimigos, e o chefe do exército de um país inimigo podia trazer mal-estar não necessário. Naamã levou cerca de 300 kg de prata e mais de 60 kg de ouro, além de vestimentas caras; porém somos salvos e curados pela graça, recebemos por fé, pois é dádiva de Deus.

Jorão interpretou mal a mensagem do Rei da Síria, pois era carnal e não podia fazer nada por Naamã, porém Eliseu  conhecia o Deus de Israel, o qual é Yahweh Rafah, “o Deus que nos sara”(Ex 15:26). Acostumado com o protocolo do palácio, queria ser recebido com honra, porém foi recebido por Geazi que lhe concedeu a receita: “Vá ao Jordãou tomar banho”- o Jordão estava a quase 60km de Samaria.

Deus requer daqueles que o buscam,  romper com os protocolos humanos, descer ao Jordão e se despojar da sua farda e de tudo aquilo que cobria a sua vergonha, pois diante do Exército , ele era o comandante, mas em casa, na intimidade não passava de um leproso. Diante de Deus,  temos que expor a nossa verdadeira face. Você já ficou constrangido, ou até mesmo chateado com uma direção dada por meio de homem ou mulher de Deus?

4. DESCER AO JORDÃO E SE DESPOJAR DO NOSSO “EU”.

Jordão é o espelho de Deus, local de reflexão, introspecção, de nos vermos como somos e não como aparentamos ser. O Evangelista D. L. Moody ao pregar sobre este texto disse: “Naamã já havia determinado, por sua própria conta, de que o modo que o profeta deveria curá-lo e se zangou pelo fato do homem de Deus não seguir o seu script”. Homens de Deus seguem o script de Deus e não protocolos meramente humanos. Eliseu não queria a prata e ouro de Naamã, pois entendia que trabalhava, não para o general da Síria, e sim para o Deus Todo-Poderoso de Israel,  criador dos céus e da terra. O orgulho já o/a impediu de ser abençoado/a?

Os pecadores orgulhosos  precisam,  muitas vezes,  de perder a calma, depois perder orgulho e, assim,  perder o mal, a lepra. Precisou novamente de um subalterno para ser curado: primeiro a escrava, depois Geazi, depois um de seus comandados, antídotos contra o orgulho existente em Naamã. Naamã após a cura renunciou os ídolos da Síria e se identificou com Yahweh Rafah. Qual protocolo em sua vida precisa ser quebrado para você ser abençoado?

CONCLUSÃO:

1. O Ministério de Naamã foi de experimentar a graça e testemunhar isso para todo Israel e consequentemente para o mundo;

2. Pessoas que precisam da cura necessitam do Senhor da Cura;

3. O Deus da Cura nos confronta;

4. Despoje-se do seu “Eu” e seja curado em nome de Jesus.

Download