LIÇÕES

Guia para Células 30-07-23

De 30 July à 05 August 2023

UMA PORTA ABERTA E OPORTUNA -I Co 16:8-9

INTRODUÇÃO: Paulo escreve sua primeira epístola aos Coríntios em Éfeso, onde estava. Desejava subir até a Macedônia e visitar os filipenses e outras igrejas ao norte da Grécia, para então passar um bom tempo ensinando e fortalecendo a fé da igreja em Corinto. Mas decidiu permanecer um pouco mais de tempo na metrópole da Ásia Menor porque entendia que era uma “porta aberta para o Evangelho”. Havia em Éfeso o templo dedicado a Diana, a deusa da fertilidade. Paulo com a sua pregação havia estimulado muitas pessoas a abandonarem as práticas pagãs. Demétrio, ourives, convoca uma assembléia.

Gaio e Aristarco, companheiros de Paulo foram levados perante a assembléia, Paulo fora impedido de ir pelos outros discípulos. Esta assembléia gritou por mais de duas horas: “Grande é a Diana dos efésios”. Naturalmente, isso poderia incentivar Paulo a deixar a cidade rapidamente, todavia o texto mostra que Paulo, ao invés de fugir, vê aquela situação como uma porta aberta para o Evangelho. É exatamente isso que o Senhor quer que vejamos frente “às lutas, adversários e grandes dificuldades do nosso tempo”: uma porta aberta para o Evangelho, tanto na nossa vida pessoal quanto para a igreja.  (Rm 5:3-4 / 2 Co 4:8-10).

1. PORTA É SINÔNIMO, AQUI, DE OPORTUNIDADE At 19:10

Porta é local de acessibilidade, porém, se estiver fechada, é símbolo de segurança e de entrada restrita. Na Bíblia, muitas vezes, a expressão porta tem a ver com o que chamamos de ADVENTO ESCATOLÓGICO, Segunda Volta de Jesus Cristo: Lucas 13:25; Apocalipse 3:20. O termo aqui, metaforicamente, significa OPORTUNIDADE. Vivemos , nos anos de 2020 e 2021,  muita luta/adversidade, porém , na visão do Apostolo Paulo,  é tempo de PORTA ABERTA ou OPORTUNIDADE : “Eu te encorajo solenemente, na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, por ocasião da sua manifestação pessoal e mediante seu Reino:  Prega a Palavra, insta,  insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e encoraja com toda paciência e sã doutrina”(II Tm 4:1-2). A maioria dos eruditos da atualidade acredita que Lucas não registrou todas as dificuldades de Paulo em Éfeso. O que você está fazendo com as oportunidades que Deus está lhe dando para pregar o evangelho?

2. DEVEMOS SER OTIMISTAS OU PESSIMISTAS?

Paulo não era nem otimista e nem pessimista, mas o que ele era então???  REALISTA. No texto, ele contempla a grande oportunidade, porém vê claramente a presença dos obstáculos. Deus abre portas grandes para um trabalho sério e comprometido. Talvez, este ano que está no final de seu sétimo mês, tenha sido, no mínimo, desafiador para sua vida; porém, se você está aqui, hoje, é porque Deus lhe deu força, resiliência, graça, para vencer os obstáculos e se manter no propósito. O gerenciamento das oportunidades é importante. O Cristão/ã, como indivíduo, e também a Igreja devem sempre se perguntar: Que oportunidades Deus está me dando hoje? Em vez de nos queixarmos dos obstáculos, devemos nos valer das oportunidades e deixar os resultados nas mãos do Senhor. 

3. COLECIONANDO AMIGOS

No final de suas cartas, Paulo costumava citar várias pessoas que faziam parte de sua vida e ministério, pessoas diferentes, mas que possuíam um mesmo propósito: servir a Jesus Cristo! O Evangelista D.L. Moody afirma que devemos cultivar o mesmo dom de Paulo: fazer amigos e grajeá-los para o Reino de Deus. Alguns dos seus grandes pregadores e músicos do final do século XIX e começo do século XX foram descobertos por Moody, inclusive Ira Sankey, G. Campbell Morgan, Henry Drummond e F. B. Meyer. O dinheiro e as oportunidades não tem nenhum valor sem as pessoas. O Maior Patrimônio da Igreja são as pessoas. Jesus não deu dinheiro aos seus discípulos. Ele investiu três anos de seu tempo, discipulando-os e capacitando-os para o serviço. Timóteo havia sido criado em um lar temente a Deus (II Tm 1:5), mas foi Paulo quem levou esse jovem à profundidade em Cristo. O conselho que Paulo dá aos coríntios sobre Timóteo (I Co 16:10) indica que o rapaz tinha alguns problemas emocionais e físicos (I Tm 5:23; II Tm 1:4) e precisava de todo estímulo e cuidado possível. A Igreja precisa de DISCIPULADO, DESENVOLVIMENTO E PERTENCIMENTO.

CONCLUSÃO:

1.Não podemos ter um olhar pessimista da realidade, senão não veremos as bênçãos de Deus. Quem quer achar ouro, precisa de garimpar.

2.Não somos pessimistas e nem otimistas, somos realistas em Cristo.

3.Na Jornada, precisamos de buscar o DISCIPULADO, DESENVOLVIMENTO E PERTENCIMENTO.

Que a segunda metade deste ano seja um tempo gracioso para vida e missão de nossa comunidade de fé e serviço!

Download