LIÇÕES

Guia de Células 10/07/22

De 10 julho à 17 julho 2022

SÉRIE III: SIMÃO PEDRO, O PESCADOR
ESTUDO V – Tu és Pedro!
Texto base: Mateus 16.13-20
INTRODUÇÃO
Pedro falou a respeito do que o povo pensava a respeito de Jesus, mas para Pedro, Jesus é Rei
Ungido de Deus. O texto retrata uma conversa de Jesus com os discípulos em Cesareia de Filipe. Jesus
parece tê-los levado ali para interrogá-los e lhes revelar acerca dele próprio. Ao perguntar quem os
discípulos achavam que ele era, Pedro, através da revelação de Deus Pai, disse: “Tu és o Cristo, filho do
Deus vivo” (Mt 16.16). Os versículos seguintes dão maior ênfase à realidade, revelação e edificação da
Igreja.

  1. FUNDAMENTO PRECIOSO: PETROS X PETRA ou PETROS SE FUNDAMENTA NO PETRA
    Após a revelação de Simão, Jesus passa a falar e lhe chama, finalmente, pelo nome Pedro. O nome
    Simão significa em tradução livre ‘aquele que ouve’. Uma vez que Simão ouviu e teve a revelação acerca
    de Jesus, ele passou a ser chamado Pedro, que significa pedra ou rocha. Também significa que, pela
    revelação de Jesus, Pedro teria sua natureza transformada para algo sólido, firme, porém Petros é pedra
    pequena que facilmente esmiúça.
    É interessante perceber que Jesus faz um jogo de palavras quando diz essas coisas. Pedro, que no
    grego é petros, é uma pedra pequena. Por sua vez quando Jesus fala sobre esta pedra – na qual ele
    edificaria a sua Igreja – ele utiliza a palavra grega PETRA, que na tradução é uma ROCHA grande que
    costuma ser usada como fundamento das edificações. Veja que por todo o evangelho Jesus é a pedra
    angular, enquanto Pedro mesmo nos lembra na sua carta que nós somos as pedras vivas no templo do
    Senhor (1 Pedro 2.5).
    Jesus está edificando sua Igreja sobre este fundamento que é Ele mesmo. Mas ele também está
    edificando sobre Pedro, pequenas pedras que promovem o fechamento do edifício, como se fosse lajotas,
    tijolos nas mãos de um ávido construtor. Perceber isso é muito importante, pois nós somos o edifício vivo
    do Senhor. Se ele é a pedra angular, nós somos as pedras vivas do seu santuário.
  2. O DISCERNIMENTO DA IGREJA
    O que podemos chamar de Igreja sadia? O que seria a Igreja vencedora que vence as portas do
    inferno? Esta Igreja está fundamentada no ensinamento dos apóstolos e na revelação do Grande Eu Sou,
    o Senhor. Quando baseamos nossa fé em doutrinas que não são genuinamente dos doze apóstolos,
    encontramos, finalmente, a derrota espiritual. A Igreja é edificada sobre essa pedra, pela revelação do
    Senhor, e é essa Igreja que vai contra as castas do mal. Se permanecemos no velho homem, então não
    seremos fundamento de coisa alguma e certamente seremos derrotados pelo pecado e pelo diabo.
  3. AS PORTAS DO INFERNO (1 Jo 3.8)
    Quando pensamos nessas portas, devemos ter em mente um domínio, um império em que o diabo
    é o príncipe. Tais portas são a entrada do seu domínio. Neste domínio ele guarda bens preciosos debaixo
    de sete chaves. Estes bens que o diabo guarda são as almas daqueles que não nasceram de Deus e a
    forma como ele as domina é por meio do pecado. E isto sabemos a partir de 1 Jo 3.8. Quando entendemos
    essas coisas, podemos também entender a razão do Verbo se tornar carne: destruir as obras do diabo. A
    forma como podemos ir contra as portas do inferno, resumidamente, é pregando o evangelho genuíno de
    Deus e fazendo muitos discípulos/as.
    CONCLUSÃO
  4. A verdadeira natureza da Igreja de Cristo é vencedora. É esse povo que Deus deseja levantar. Um povo
    poderoso, cheio de fé e que se levanta para conquistar todas as coisas.
  5. Enquanto não entendermos essa nossa posição de Igreja, não poderemos ir contra as portas do inferno.
  6. Jesus, como o apóstolo Paulo em suas epístolas, insiste que Deus pensa de forma diferente de nós,
    meros mortais. Deus vê de dentro para fora, Deus vê e sabe de todas as coisas.
Download