26 de Fevereiro
Leitura bíblica: Gálatas 3.26; 4.7
O propósito da Igreja Metodista Central em Juiz de Fora, MG, é “Construir uma
comunidade cristã onde pessoas não religiosas e nominalmente religiosas estão se tornando cristãos profundamente comprometidos”. Nosso propósito está enraizado no exemplo de Jesus e seus seguidores. Nossos pastores/as locais são direcionados pelo Espírito Santo a gerar uma ambiência de graça, onde os muros são derrubados e planejamos sempre a construção de pontes, links relacionais.
Percebe-se que, com relação aos primeiros seguidores de Jesus, que se destacaram: “apenas uma minoria de grupos afirmou ter superado as divisões étnicas e de classe […]”. Os primeiros cristãos “[…]mostraram-se distintos no desafio de classe (escravo x livre) e muitas vezes no preconceito de gênero”.
Cristãos veem o outro como irmão/ã, pois o Evangelho não é um conceito filosófico, mas sim um Reino governado pelo Cristo da fé. A leitura de hoje diz que somos todos membros da família espiritual de Deus (e, portanto, irmãos uns dos outros). Você já teve dificuldade em aceitar crentes em Jesus que são diferentes de você (etnia, cultura ou denominação)? O Cristianismo, por intermédio das práxis do discipulado, tem como característica principal inserir, valorizar, amar as pessoas, independentemente de qualquer situação.
Paulo usou uma palavra para Deus tão inesperada que a maioria das Bíblias usa apenas na sua forma aramaica: “Abba”. Foi “uma maneira respeitosa, mas íntima, de se dirigir ao pai […]”. O termo parece ter sido exclusivo de Jesus, até ser adotado por seus seguidores (Romanos 8.15; Gálatas 4.6). O sentido da palavra expressa intimidade, familiaridade: Deus de perto e nunca de longe!
Você vê a Deus mais como uma força sombria e distante em sua vida, ou como uma pessoa que está sempre com Seus filhos/as? Como você pode ficar mais “em casa” com seus irmãos e irmãs e seu Abba celestial? O projeto de nossa Igreja visa fortalecer uma Igreja curada para curar e transformada para transformar por intermédio do Projeto 100% discipulado.
Pr. Wesley Nascimento