LIÇÕES

Devocional 03-03

3 de Março

Leitura bíblica: Lucas 7.36-50

Jesus foi convidado para um jantar na casa do fariseu. Chegou e tomou um lugar à mesa. De repente, uma mulher adentra o local onde Ele estava. Uma mulher que não fora convidada e pior, era considerada por todos que ali estavam como uma pecadora, como se os demais naquele ambiente não tivessem pecado. O único que ali estava e que poderia dizer que não tinha era Jesus.

Aquela mulher entrou sem saber se permaneceria ou não naquele ambiente; ou por quanto tempo ali ficaria. Mas, eu creio que, em seu coração, ela tinha um objetivo: se encheu de ousadia e coragem e, então, se aproximou de Jesus.Quando ela entrou naquela casa, sabia o que queria e o que iria fazer naquele lugar, e por causa de quem ela ali estava. Em seu coração, creio que ela dizia: “vou encontrar com Jesus e não posso ir de mãos vazias. Tenho que lhe oferecer algo precioso”. Por isso, ela leva consigo um vaso de alabastro com unguento precioso. Essa mulher foi ao encontro de Jesus não para pedir, mas para adorar. Um ato de total devoção e dedicação ao Senhor Jesus.

Com seu gesto, ela demonstrou afeto, honra e adoração. Quando isso aconteceu, Jesus se encarregou do resto. Quando os fariseus viram a atitude daquela mulher, julgada por eles como pecadora, passaram a desconfiar de Jesus(v. 39). “Se esse fosse profeta saberia quem é, qual mulher o tocou, pois é pecadora”. Às vezes, ao nos depararmos com essa passagem, pensamos: “que absurdo pensar isso de Jesus!”. Temos que ter cuidado para não deixar que o farisaísmo tome conta da nossa vida.

Jesus conta uma parábola do credor, mostrando a Simão e a todos a graça de Deus, a misericórdia e o perdão. Simão estava preocupado com a pecadora, fazendo justiça própria, não sendo capaz de entender o perdão e nem tão pouco de experimentá-lo. Então, Jesus expõe algumas verdades para Simão dizendo: “E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com unguento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama” (Lucas 7.44-47).

Temos que ter aprovação do Senhor em nossas atitudes. Apesar de a mulher ser considerada pecadora num grau elevado para Simão, Jesus aprova sua atitude, e mostra que a justiça de Deus se manifesta no amor que perdoa pecados e transforma vidas. Foi necessário Jesus mostrar para Simão a sua pobreza espiritual. Na mesa em que Jesus assenta há lugar para todos/as, principalmente para quem se aproxima com devoção e dedicação como aquela mulher.

Que possamos não nos assemelhar aos fariseus, convidando Jesus para estar à mesa sem O honrar, e nem dedicar totalmente a Ele. Quando assentamos à mesa com Jesus, precisamos nos sentirdesafiados/as a assumirmos o compromisso de levar o evangelho para todos/as, para que eles/as tenham também direito de participar da comunhão.

Que possamos ter uma vida de devoção, dedicação e viver o discipulado, lembrando que seu momento à mesa vai depender muito da sua atitude para com Jesus. Tenha atitudes que Jesus aprove e seja abençoado/a por Ele.

Pra. Rosemary Barbosa