LIÇÕES

Devocional 22-03

22 de Março

Leitura bíblica: Mateus 5.6

Falar da origem das palavras no hebraico ou no grego pode ser confuso. Mas, existem algumas palavras-chaves na Bíblia que precisamos compreender bem. A palavra “justiça” às vezes nos leva a pensar na imagem de um tribunal tomando uma decisão justa. Mas não é só isso. “Justiça” também aponta para “retidão”, para a obra de justificação que o Senhor quer fazer em nós, trazendo-nos de volta à posição de imagem e semelhança de Deus.

Então, entendo que este texto fala de ter fome e sede da presença de Deus, da obra de transformação de Deus em nós!

1) A Bíblia aponta a presença de Deus como algo que devemos ter sede:

“Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Salmos 42.1-2).

2) A Bíblia aponta a Palavra de Deus como algo que devemos ter fome:

“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4.4).

Além disso, o texto de Mateus 5 diz que felizes são estes que têm fome e sede de Justiça, porque serão fartos. Jesus abriu o caminho para a justificação de todo aquele que crê (Romanos 10.4).

3) Jesus é a resposta para a sede de Justiça:

Jesus respondeu: “quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna” (João 4.13-14).

4) Jesus é a resposta para a fome de justiça:

Então, Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede” (João 6.35).

Quem está triste e sem saúde, perde a fome. Fome é sinal de vida, de saúde. Cuidado com o que tira sua fome. Felizes são os que têm fome e sede de Deus, e recebem essa obra redentora em suas vidas. Um dos últimos versículos da Bíblia nos convida “quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida” (Apocalipse 22.17).

Pr. Marcelo Barros