LIÇÕES

Devocional 23-03

23 de Março

Leitura bíblica: Lucas 3.16

Você tem desejado mais toque do Espírito Santo em sua vida? Tem ansiado que Deus coloque a Sua mão mais poderosamente sobre você, o Seu selo sobre a sua liderança e toda a sua vida? Já sentiu que Deus deve ter mais da Sua unção disponível para você do que normalmente?

Jesus queria que todos os Seus discípulos fossem batizados com o Espírito Santo e com fogo (Mt 3.11; Lc 3.16). Ele deseja que cada um de nós seja tão cheio do Espírito que a nossa natureza interior venha a ser purificada pelo fogo e nossa vida se torne radiante, cheia de poder e zelo dados pelo Espírito e em chamas com a glória – Shekinah de Deus.

Spurgeon falou sobre a necessidade de líderes que só vivem para Cristo e nada desejam além de oportunidades para promover a Sua glória, para divulgar a Sua verdade, para ganhar mediante poder aqueles a quem Jesus remiu com o Seu precioso sangue… Precisamos de homens incandescentes, em brasa, que brilhem com calor intenso. De quem você não possa aproximar-se sem sentir que o seu coração está se aquecendo.

O Espírito Santo é a maravilhosa terceira Pessoa da Trindade. Ele nos ama ternamente, cuida de nós pessoalmente e ministra para nós fielmente. Quão surpreendente é que o símbolo mais comum desta lindíssima Pessoa encontrada na Bíblia seja talvez o fogo ardente! Por que a Escritura escolheu o fogo para ilustrar a Sua presença e função? Que bênção isto sugere para nós quando somos cheios do Espírito?

Deus escolheu usar o fogo como um símbolo do Espírito Santo para nos ajudar a compreender o que Ele quer fazer por nós. Ele quer que os Seus líderes resplandeçam para Ele, fiquem em chamas com a presença manifesta do Espírito Santo, em chamas com a Sua glória. Ele quer que esta capacitação sagrada caracterize você como alguém escolhido e indicado por Ele.

Quando o Espírito Santo incendeia os nossos corações, Ele torna chamejantes as nossas palavras. Quando a nossa personalidade se incendeia com o compromisso com Cristo e com uma visão ardente do que Ele se propõe a fazer por nós, toda a nossa liderança ganha vida, torna-se vibrante, cheia de poder. Devemos manter constantemente a nossa consagração, da mesma forma que os sacerdotes mantiveram o fogo no altar do templo.

Deus nos honra quando, em repetidas ocasiões, renovamos o nosso compromisso, confessamos nossa total dependência dEle e imploramos o ministério gracioso do Seu Espírito em nós e através de nós. Este ministério ardente do Espírito nos incendeia com seu batismo: “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”, disse João Batista a respeito de Jesus (Mt 3.11; Lc 3.16). Isto se refere ao “caráter ardente das operações do Espírito sobre a alma — sondando, consumindo, refinando, sublimando — como muito bons intérpretes entendem as palavras”. O fogo interior do Espírito incendeia a pessoa cheia do Espírito com a Sua presença divina. Ele capacita você com a Sua energia divina e ardente.

O fogo de Deus fala também da Sua energia divina, constantemente preparada para capacitar os que são Seus, os que se rendem totalmente a Ele. Cristo deseja que todo o ministério ardente do Espírito se manifeste ativamente em sua vida. “Eu vim para lançar fogo sobre a terra” (Lc 12.49). Ele acendeu a chama santa de Deus no coração dos Seus seguidores ao iniciar o Seu ministério terreno. Mas, Ele sabia que todos precisavam ter mais do Espírito.

No dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu visivelmente, na forma de línguas de fogo, sobre os homens e mulheres reunidos no Cenáculo. Capacitados pelo Espírito,eles começaram a divulgar o fogo santo de Deus naquele mesmo dia. Durante décadas o fogo do Espírito se manteve queimando e se espalhando. A perseguição não apagou o fogo, só serviu para inflamar as chamas. O Pentecostes, pela graça de Deus, acendeu um fogo que jamais se apagará.

“Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus, que há em ti […]”, Paulo admoestou Timóteo (2ª Tm 1.6). Note que o dom estava “nele”. O Espírito Santo quase sempre opera interiormente, e não num sentido externo. Ele não nos manipula, Ele capacita pela Sua presença e poder interior. Deus jamais o designa ou o guia para um serviço sem dotá-lo e capacitá-lo com tudo o que é preciso para fazer a Sua vontade.

Mas, você deve colaborar. Deve acender novamente ou manter viva a capacitação divina. Os dons de Deus são dados para serem estimulados e usados. Deixar de utilizá-los como Deus deseja é falhar em relação a Deus e às pessoas. Nós os desenvolvemos pelo uso. Quando usamos a dotação de Deus, o Espírito nos capacita, nos guia e nos torna produtivos.

Louvado seja o Senhor, pois uma chama oscilante, quase extinta, pode ser reavivada. Esse reavivamento deve ser um processo contínuo. Cinco vezes em Levítico 6, Deus instruiu para que o fogo sobre o altar da oferta queimada jamais se apagasse. Ele enviara inicialmente esse fogo do céu (Lv 9.24; 2 Cr 7.11). Deus supre o fogo, mas nós devemos mantê-lo aceso. Precisamos constantemente do fogo do Espírito, simbolizando a presença divina dentro de nós, e temos necessidade constante do toque da graça de Deus sobre nós.

Nossa consagração a Deus jamais deveria terminar e a Sua presença e poder em nós e sobre nós jamais deveria diminuir. Deus criou espíritos inflamáveis em nós. Somos espiritualmente combustíveis. Nossa natureza foi criada para ser posta em chamas pelo Espírito. Somos espiritualmente mais abençoados, mais vitoriosos, mais úteis quando incendiados. Somos mais semelhantes a Deus quando brilhamos com a chama santa — a chama do Espírito interior.

Texto adaptado do livro: Em chamas para Deus (Wesley L. Duewel).

No amor de Cristo,

Pra. Joseane Goese