LIÇÕES

Devocional 01-04

1º de Abril

Leitura bíblica: Atos 13.2-3.

Imaginem que a maior missão de um certo “Zé” tenha sido a de preparar um companheiro seu para uma determinada função. Teria sido essa a [maior] missão do Zé em questão? O homem de Deus chamado de Barnabé no texto de Atos 12.2-3 tem como nome ulterior José. Um dos nomes masculinos mais comuns no Brasil, por exemplo. Equivale em número a João e, do lado feminino, Maria. Os apóstolos dão um novo nome a José, que passa a responder pela alcunha de Barnabé. Voltemos à missão especial da vida deste José, agora Barnabé. Nos dias de hoje, este tipo de missão não parece ser muito desejado ou de nobre apreciação, pois, nestes dias, ser protagonista absoluto, herói solitário, a estrela do espetáculo, é cada vez mais uma qualidade reverenciada, estimulada e buscada.

Atualmente, ninguém parece ter o hábito de lembrar-se daquele que cuidou, preparou e discipulou outro alguém que realize uma grande obra. É mais comum reverenciar a este último. Isto leva muitos de nós, mesmo com todas as boas intenções, a desejarmos ser como este, o realizador da obra; pois, acreditamos que ele é o grande missionário, o maior pregador, a imitável referência…. Sim, Paulo foi, sim, grande; foi, sim, um apóstolo único; foi, sim, o precursor de uma teologia libertadora para os não-judeus. Mas, e se não houvesse em sua vida um certo José?

Irmãos e irmãs, eu e você somos missionários nas mãos do Pai. E, pelo poder do Espírito Santo, somos levados ao cumprimento de Sua vontade. De modo que, toda obra a qual o Senhor nos colocar às mãos é sempre grande, pois Ele é grande. Portanto, embora alguns de nós sejamos vistos por coadjuvantes, nunca devemos perder de vista que, para o exercício da missão a nós confiada, o importante não é a nossa glória, e sim a do dono da obra, o nosso Pai.

Meu querido e minha querida, não sei se você é Paulo ou Barnabé, mas sei que nenhum de nós é um “Zé ninguém”, se escolhermos cumprir o propósito de Deus em nossas vidas, que é o de cada um ser um missionário. Seja protagonista desta missão.

Pr. Marcos Ferreira