LIÇÕES

Devocional 06-04

6 de Abril

Leitura bíblica: 2ª Samuel 11 e Salmo 51

Davi era rei de Israel. Governava o povo de Deus e era tido como homem de batalha perante seus inimigos. Deus era com ele em suas batalhas e sua vida mostrava profunda devoção ao Senhor dos Exércitos, o Senhor que livrava o povo de seus inimigos. Em 2ª Samuel 11, vemos o relato do adultério cometido por Davi. Diz o texto que Davi havia se levantado, ido passear pelo terraço do palácio e lá avistara uma mulher muito bonita tomando banho. Mandou, então, que alguém perguntasse por seu nome, e ficou sabendo que se tratava de Bate-Seba, esposa de Urias, o hitita.

Por fim, Davi adultera com ela, engravida-a; planeja e conclui o assassinato de Urias, marido de Bate-Seba. E diz a palavra de Deus que isso “desagradou ao Senhor” (v. 21). No cap. 12, lemos então que o profeta Natã é enviado pelo Senhor (cap. 12) até Davi, para que lhe diga o que haveria de suceder com ele dali por diante. Davi, então entristecido, arrependido e profundamente abalado, escreve o Salmo 51.

A expressão “restitui-me a alegria da Tua salvação” implica que ele sabia anteriormente qual era a felicidade de ser amigo de Deus e ter esperança de salvação. Aquela alegria lhe fora tirada pelo pecado. Ele havia perdido a paz de espírito. Sua alma estava triste. O pecado sempre produz esse efeito. A única maneira pela qual podemos ter evidências reconfortantes de que somos seus filhos é fazendo o que lhe será agradável: “se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele” (1ª João 2.29). O caminho do pecado é um caminho sombrio, e nesse caminho nem a esperança nem o conforto podem ser encontrados.

Diante disso, o que Davi fez? Buscou o Senhor em oração (como vemos no salmo) e pediu: “torna a dar-me […]”, pois uma vez ele já teve essa alegria, e orou para que ela novamente retornasse e disse: “sustém-me com um espírito voluntário”. Ou seja, quem traria de volta essa alegria seria o Espírito Santo, porque um dos frutos do Espírito é a alegria. Assim, tendo Davi se arrependido e recebido o perdão, o Espírito Santo volta a sustentá-lo, trazendo de volta a alegria, renovando o seu pacto e a aliança com Deus e restaurando o prazer de servir a Deus.

Se perdemos a alegria, ir aos cultos passa a ser enfadonho, entregar os dízimos torna-se algo terrível. Mas, quando o nosso coração passa a viver o contentamento da salvação, a alegria extravasa não somente em palavras, mas por meio dos atos. Em toda a nossa vida haverá um brilho no olhar, e só de ouvirmos o nome “Jesus”, a adoração será intensa e a leitura da Bíblia um prazer.

Como viver a alegria da salvação? É preciso perseverança. Perseverança é a nossa condição de estarmos seguros em Cristo Jesus até que Ele volte, ou até que tenhamos o privilégio de irmos ao encontro dEle. Se há resistência em nós, em relação a alegria de ser salvo por causa de nossos pecados e frustrações, o Espírito Santo está pronto para nos ajudar com sua graça. Pelo Espírito Santo, Davi sentiu o perdão, a aceitação, era como se ele dissesse “eu fui perdoado, eu sinto o perdão de Deus, eu sei que sou aceito, posso sentir isso, posso crer nisso, há uma convicção dentro de mim”.

E quanto às obras? Sei que a eficácia e o resultado vêm do Senhor, pois como está escrito: “do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR, a resposta da boca” (Pv 16.1),efoi isso que Davi sentiu. Nós podemos ver claramente a abundante graça na vida de Davi.

Assim também é conosco. Então, voltamos a ter prazer, motivação e alegria de sermos crentes e servirmos a um Deus tão amoroso. A prova está no versículo 13 do mesmo salmo: “então ensinarei aos transgressores os seus caminhos e os pecadores a ti se converterão”. A alegria de Davi é tanta que ele volta a atuar, trabalhar para o Reino, governar, ensinar aos pecadores a lei de Deus.

Se você está desanimado, sem alegria pela sua salvação, ore a Deus. Renove a sua aliança com Ele, receba a graça em sua vida, o perdão de seus pecados. Então, o prazer de ser cristão e a alegria será constante na sua vida.

Pra. Joseane Goese