LIÇÕES

Devocional 08-04

8 de Abril

Leitura bíblica: Mateus 26.36-42

O texto da passagem de Cristo no Getsêmani revela o tamanho da tristeza e angústia que tentaram se apoderar dos pensamentos de Jesus, quando o próprio Filho de Deus admitiu aos discípulos que o acompanhavam: “a minha alma está profundamente triste até a morte”. Se homens de Deus anteriormente já passaram por tribulações as quais lhes levaram a buscar socorro no Deus todo poderoso, como Moisés no Monte Horebe ou Elias no deserto, agora é o próprio Filho de Deus que prova de uma angústia mortal e avassaladora.

Chama atenção o detalhe de que Jesus, o Cristo, não queria ficar sozinho de forma alguma. Ele buscou ao Senhor, Deus Pai, no secreto. Ainda assim, demonstrou a necessidade de ter a certeza de que os discípulos, seus amigos, estariam acordados e ao seu lado para o que der e vier. Não bastasse todas as provações que Jesus já havia passado, e, principalmente, o momento mais angustiante que o aguardava, a crucificação, Jesus ainda padeceu sob a dor da frustração ao perceber que seus amigos estavam dormindo (para o seu problema).

Jesus percebeu que estava completamente só. Talvez sejam milhões, para ficar só nos brasileiros, o número de pessoas que se encontra sozinho nos dias de hoje. Mas, eu lembro a estes, através desta devocional que, assim como Jesus, nenhum de nós está realmente sozinho. Se os filhos, netos, sobrinhos, pais, avós, amigos, irmãos, e até pastores, estão impedidos de se achegarem a você nestes dias, ou se é você quem está impedido de se achegar a eles, lembre-se que, assim como no monte Horebe, o grande Eu Sou quer se apresentar.

Da mesma forma que Deus enviou um anjo a Elias no deserto e, assim como no Getsêmani, Jesus (embora estivesse frustrado com os discípulos) encontrou a paz para Sua alma em Sua oração íntima com o Deus Pai, todo poderoso, assim será com você. É o próprio Cristo quem lhe faz companhia nos dias de hoje, enxugando suas lágrimas, acalmando seus pensamentos, sarando suas feridas, protegendo a sua vida, guardando o seu sono e curando a sua alma. Jesus não nos deixa só. Aleluia!

Pr. Marcos Ferreira