LIÇÕES

Devocional 10-04

10 de Abril

Leitura bíblica: Atos 9.10-18

Para vivermos experiências com Deus, precisamos ter uma vida dedicada ao Senhor, demostrando a cada dia que somos discípulos/as verdadeiros/as. Ananias teve sua experiência com o Senhor e experimentou ser usado por Deus. Ananias só aparece duas vezes na Bíblia: nos capítulos 9 e 22 de Atos, nos quais é relatada a tarefa importante que lhe foi designada após o encontro de Saulo com Jesus. Ele nos é apresentado como “um certo discípulo” em Damasco.

Em seu relato de conversão diante do povo em Jerusalém, Paulo fez menção honrosa a ele: disse que Ananias era um “homem piedoso conforme a lei, tendo bom testemunho de todos os judeus que ali moravam. Isso nos assegura que, mesmo que fosse apenas “um certo discípulo” (Atos 22.12), ele evidentemente glorificava a Deus com uma vida de dedicação e devoção aos princípios do Reino de Deus.

Devemos estar sensíveis à voz de Deus, pois Ele usa quem Ele quer, da forma que Ele quer. Ananias era um homem temente a Deus e, ao ouvir a voz do Senhor em uma visão, ele diz: “eis- me aqui, Senhor”. Aprendemos aqui que devemos ser sensíveis ao que Deus está falando. Se ele não estivesse sensível à voz de Deus, talvez nunca teríamos ouvido falar dele e nem de sua experiência com Deus. Ele é chamado de “um certo discípulo”, mas isso não foi relevante, pois quem o conhecia profundamente era o próprio Deus.

Quantas vezes pensamos que somos de pouca relevância entre os irmãos e que existem outros mais capacitados que nós? Mas, o próprio Deus conhece o nosso íntimo, sabe quem somos e nos chama para vivermos uma experiência de sermos usados por Ele em sua obra.

Deus chamou Ananias para uma missão extraordinária: ir ao encontro daquele que perseguia os cristãos e impor as mãos sobre ele. Nos versículos 13-14, Ananias fala a Deus do que ouviu falar a respeito de Saulo, mas Deus disse: “vai, porque este é para mim um instrumento escolhido”. Para vivermos experiências com Deus, devemos ser obedientes às suas ordens. Ananias obedeceu e foi usado pelo Senhor para restaurar a visão de Saulo.

Além de declarar em o nome de Jesus que a visão de Saulo fosse restaurada, ele também ministrou sobre Paulo o Espírito Santo. Ou seja, Deus está nos chamando para vivermos experiências com Ele que nunca imaginamos viver. Mas, para isso, precisamos estar atentos à Sua voz e, como Ananias, devemos responder: “eis-me aqui, Senhor”.

Em Cristo, Pr. Carlos Serafim