LIÇÕES

Devocional 30-04

30 de Abril

Leitura bíblica: Salmos 128

A maioria esmagadora dos pais deixa a maior parcela do trabalho de criação dos filhos para as mães, como se elas fossem as maiores responsáveis pela criação dos/as filhos/as. Frequentemente, vejo os pais culparem as mães pela criação dos/as filhos/as, quando alguma coisa sai do controle na escola ou em outros campos da vida. A culpa é colocada na mulher, mãe. Desde o Éden, o ser humano gosta de terceirizar os atropelos, a falha e o pecado.

Estamos terminando o mês de abril e adentrando o mês de Maio, em que celebramos o “mês da família”, o “dia das Mães”, o aniversário de 138 anos da nossa igreja e o dia da experiência do “Coração Aquecido”. Pensando nisso, percebemos que o texto proposto acima fala que o homem que teme ao Senhor é abençoado. Deduzimos, a partir do mesmo, que o homem bem-aventurado é aquele que tem responsabilidade com o fundamento do sacerdócio e com a valorização da família, como instituição formada pelo próprio Deus. Creio piamente que a família deve ser prioridade para nós, cristãos/ãs. Então, é tarefa do sacerdote, além de temer e servir a Deus, ministrar espiritualmente àqueles que foram confiados aos seus cuidados. O ministro, pastor/a, direciona a igreja do altar; o homem de família ministra e direciona a sua casa, orientando os/as filhos/as “ao redor da sua mesa” (Salmos 128.3b).

Uma irmã, obreira dedicada, em uma de nossas igrejas, confidenciou ao pastor: “meu marido é um homem muito bom. Trabalhamos juntos na Igreja, porém ele nunca conversa sobre as coisas espirituais em nossa casa. A primeira vez que o ouvi orar em voz alta foi quando eu estava doente e lhe pedi uma oração. Vejo que ele gosta só das coisas desta terra. Não assume a liderança espiritual de nossa família. Nossos filhos estão todos fora da Igreja e não veem no pai uma referência no que tange à vida com Deus”. Neste gabinete, a irmã, de forma enfática, solicitou: “por favor, diga aos homens, onde o senhor for pregar, que nós, mulheres, queremos que eles assumam a liderança do lar em todos os aspectos, principalmente nesta questão de orar e estudar a Santa Palavra de Deus. Se ele se dispusesse a mudar e a assumir a liderança, eu o amaria ainda mais!”.

Somos desafiados a buscar a Deus em favor de nossa casa.  Precisamos de tempo de oração e jejum. Orar nos permite conhecer intimamente Aquele a quem oramos, a pessoa por quem e com quem oramos. Homens precisam orar e vigiar pelos seus familiares (Jó 1.4-5).

Somos desafiados pelo Espírito Santo, no decorrer deste mês que está para começar, a buscar mais o nosso Deus. Um homem cheio de Deus sabe tratar a sua esposa e os/as filhos/as com dignidade e respeito, e reconhece, com humildade, os próprios erros. É honesto consigo mesmo e com os outros; procura tomar decisões justas, sensatas e fundamentadas em princípios. Acima de tudo, o homem de Deus procura ser semelhante a Jesus Cristo (1ª João 2.6).

Pr. Wesley Nascimento