LIÇÕES

Devocional 05-05

5 de Maio

Leitura bíblica: Lucas 3.21-22

Nesta devocional, vamos nos lembrar de um fato muito importante nas Escrituras: quando Jesus foi batizado. Naquele dia, várias pessoas foram batizadas, e Jesus também. Mas, ao ser batizado, Ele faz algo que nenhum outro fez. Jesus orou e o céu se abriu.Aqui está a maior vivência de alguém em chamas para Deus: Jesus, ao orar, não apenas fez o Pai O ouvir, como também fez o céu se abrir sobre todos que ali estavam.

Dessa forma, a oração de alguém em chamas para Deus pode se iniciar na terra, mas atravessa o céu, chegando até a rompê-lo. Assim, o céu derrama o que tem de excelência: o Espírito Santo.Para estarmos em chamas para Deus, é necessário que a excelência do Espírito Santo esteja em nós. O Senhor Jesus nos deixou o exemplo: quer permanecer em chamas para Deus? Tenha vida de oração.

O Espírito Santo foi derramado no Pentecostes porque toda comunidade estava unida em oração, em obediência à ordem dada por Jesus. Quando a oração de toda comunidade reunida naquele cenáculo rasgou o céu, cumpriu-se a promessa de Jesus(Atos 1.8). Quando estamos em chamas para Deus, oramos sem cessar para manter essa chama acesa. 

Jesus estava sempre em oração. Muitas vezes a multidão o cercava, mas Ele se retirava para orar. Na madrugada, Ele levantava para fazer Suas orações. Em toda tomada de decisão que precisava fazer, Jesus orava ao Pai. Se a oração foi necessária a Jesus, sendo Ele Deus, então nós precisamos ter uma vida de oração constante.O olhar interior adquirido na oração abre nossos ouvidos, nossos olhos e o nosso coração para identificarmos a voz do Espírito Santo. Não se trata de sons ou barulhos externos, mas de indicações capazes de conduzir as nossas decisões.

Quando estamos em chamas para Deus, lhe dedicamos tempo de oração, Palavra e jejum. O contato diário com a Bíblia e sua leitura atenta treina nossa sensibilidade para os verdadeiros valores; abrem nosso horizonte para a compreensão de realidades antes escondidas, que nos são reveladas pelo Espírito Santo. Vemos quanta importância damos a Deus pelo tempo que Lhe dedicamos. 

Quando a chama está apagada, vêm as desculpas, como: cansaço, pouco tempo, trabalho, marido, filhos etc. Temos tempo pra tantas coisas, exceto para Aquele que nos deu todo o tempo. Na verdade, não é falta de tempo, mas de amor, de priorizar as coisas do Reino de Deus.O Espírito Santo de Deus é o nosso mestre de vida de oração. Ele nos ensina a orar como convém; isto é, a alcançar, na oração, a vontade de Deus, que alimenta e plenifica a nossa alma. “Da mesma forma, o Espírito vem em socorro de nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis” (Rom 8.26).

Quem está em chamas para Deus prioriza as coisas do Seu Reino. Então, nunca negligencie o seu tempo de oração, sua vida com Deus e verá, em pouco tempo, os resultados, e a sua chama não se apagará. E ouviremos do Senhor que somos Seus filhos/as amados/as em quem Ele tem alegria.Um homem ou uma mulher em chamas alegra o coração de Deus.Vamos manter as chamas acesas em nome de Jesus.

Pra. Rosemary Barbosa