LIÇÕES

Devocional 11-05

11 de Maio

Leitura bíblica: Atos 6.8

Quando Jesus foi levado para o céu, em Sua infinita misericórdia, nos concedeu o Espírito Santo que habita em nós, nos capacitando a viver para a Sua glória. Esse Espírito foi prometido em At 1.8: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra”. E, foi concedido em At 2.1-4: “ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem”.

Hoje, ainda necessitamos, mais do que nunca, de um revestimento do poder do Espírito, para suportarmos as tentações e perseguições que enfrentamos e enfrentaremos neste tempo. A promessa de “poder” (capacitação) se cumpre na vida daqueles que buscam. Sem Ele não podemos resistir. 

Neste sentido, quero convidar-lhe a refletir sobre a vida de Estêvão, que é apresentado na Palavra de Deus com sendo um “homem cheio do Espírito Santo”, que com ousadia e coragem enfrentou o Sinédrio (uma espécie de tribunal judeu) e os poderosos que se levantaram contra a fé cristã. Estêvão foi um homem que possuía intimidade com Deus e vivia na completa dependência do Espírito.
Notem como ele expôs as Escrituras, com tamanha clareza, diante do Sinédrio. E como os principais sacerdotes ficaram boquiabertos com o conhecimento deste simples homem (At 7.51-53). 

O Espírito capacitou Estêvão a entender, discernir e transmitir a Palavra do Senhor. O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. E é pela Palavra que somos santificados; Jo 17.17, “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”. 

Você se alimenta diariamente da Palavra? Podemos afirmar categoricamente que todos aqueles que são cheios do Espírito Santo têm fome e sede da Palavra e não se apartam deste manancial de vida. Suas vidas são respaldadas pela Palavra, e no abrir de suas bocas essa Santa Palavra flui naturalmente, pois seus corações estão cheios. Desta maneira, firmados na Palavra, não temeremos quando as tentações, provações e perseguições chegarem, pois estaremos firmados nas promessas do Senhor contidas em sua Palavra. 

Aqueles que buscam a Plenitude do Espírito e mantêm intimidade com a Palavra de Deus serão cercados pela glória de Deus. Desta maneira, seremos preparados para enfrentar as grandes batalhas da vida, e não nos intimidaremos e nem recuaremos, mas contemplaremos a Glória de Deus. Aquela situação de perseguição, que levou Estêvão a ser apedrejado, não impediu que seus olhos contemplassem o Trono de Deus e Jesus à direita de Deus Pai.

Estêvão, cheio do Espírito, inundado pelo amor de Deus em seu coração pôde, na hora da morte cruel, interceder de joelhos pelos seus perseguidores; “Então, ajoelhando-se, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu” (v. 60). Ele aprendeu do Mestre querido que devemos perdoar os nossos ofensores, independentemente de qualquer atitude deles em busca deste perdão. Não devemos esperar que os nossos ofensores venham nos pedir perdão. O homem cheio do Espírito Santo não deixa o ódio fazer morada em seu coração, mas tem decisão e disposição para perdoar. 

Seja um cristão autêntico e busque uma vida dirigida, controlada e inundada pelo Espírito Santo. Assim você terá o discernimento da Palavra, fazendo o uso da mesma como uma arma poderosa para vencer o inimigo e resistir ao pecado. Você será preparado/a para, mesmo na adversidade, contemplar a Glória do Senhor, não desanimando, mas crendo no controle absoluto do Senhor sobre todas as coisas.E, finalmente, você estará capacitado/a para perdoar as ofensas, desenvolvendo relacionamentos sólidos com o seu próximo, manifestando assim o amor de Deus.

No amor de Cristo,

Pra. Joseane Goese