LIÇÕES

Devocional 12-05

12 de Maio

Leitura bíblica: Atos 16.9-10

Há um desejo no coração do Senhor Jesus em usar nossas vidas para levar adiante o Evangelho. Assim como Ele usou Paulo, Barnabé, Silas, João Marcos, Timóteo e tantos outros. Precisamos pedir ao Senhor Jesus que nos dê o discernimento espiritual que houve na vida de Paulo. Alguém sensível à direção do Espírito Santo, sendo conduzido por uma variedade de suas manifestações. Em momentos por visão, sonho, revelação direta e outras. 

O mais importante é que tanto Paulo como os demais que anunciaram o Evangelho sempre estiveram onde o Evangelho era desejado. Em muitas situações, estavam com pessoas fiéis; em outras, tinham que vencer impedimentos. Mas, em todo caso, sempre estavam prontos para a missão que Jesus confiou a eles.

Quando Paulo viu o homem da Macedônia implorando para que ele passasse para ajudá-los, ele sabia que isso era um chamado de Deus. Paulo entendeu o chamado por socorro como sendo a fome e a sede pelo Evangelho. Aquela seria a primeira entrada do Evangelho no continente europeu, território completamente desconhecido. Estrategicamente, a Macedônia também serviu de elo entre Roma e toda a parte oriental do Império Romano. Tendo recebido a visão divina, Paulo não hesitou.

Esse foi um chamado para pregar o Evangelho em uma extensa terra pagã, em meio a muitas provações e perigos. A esse chamado, apesar de toda essa perspectiva de perigo, Paulo e Silas responderam alegremente e se entregaram à obra.

O desejo de Paulo era visitar as comunidades já conhecidas; mas, pela orientação do Espírito Santo, acabou tendo o primeiro contato com o mundo europeu. O poder de Deus traçou novos rumos para o Evangelho. Mesmo não sabendo ao certo para qual lugar iria, Paulo e seus companheiros obedeceram a direção de Deus.

Os apelos vêm de todos os lugares, e tudo o que parece agora necessário para a rápida conversão do mundo é que a igreja entre nesses vastos campos com a abnegação, o espírito e o zelo que caracterizaram o apóstolo Paulo. Existem muitas almas perdidas que precisam de um Salvador! Por meio da pregação, ensino e de exemplo certo, podemos fazer parte do grupo que anuncia a boa notícia, nos tornando pescadores de homens!

Paulo não apenas teve uma visão e ouviu uma voz, mas também aceitou e saiu com fé em completa obediência. Pessoas foram convertidas, o poder de satanás foi anulado e a graça de Jesus se manifestou plenamente.

Quando declaramos que o mundo é a nossa paróquia (como John Wesley fez), temos que ter o coração sensível à voz do Espírito Santo, entendendo que, em muitos momentos, Ele irá nos conduzir em direção contrária à que desejamos. Mas, de uma coisa temos certeza: que o Espírito Santo sempre nos conduzirá a lugares onde vidas estejam sedentas do Evangelho de Cristo Jesus. 

Que possamos ficar atentos/as a voz do Espírito Santo. Que Deus nos abençoe.

Pra. Rosemary Barbosa