LIÇÕES

Devocional 19-05

19 de Maio

Leitura bíblica: Isaías 57.15

Almejamos o avivamento. Queremos nos manter em chamas para Deus. O verbo hebraico hyh (avivar) tem o significado primário de “preservar” ou “manter vivo”. Porém, “avivar” não significa somente preservar ou manter vivo, mas também purificar, corrigir e livrar do mal. O salmista pede para o Senhor vivificar-nos e, com esse avivamento, não nos apartaremos dEle (Salmos 80.18).

Quando nos colocamos em chamas para Deus, almejamos que Deus torne vivo em nossas vidas o que está morrendo ou está prestes a morrer. A nossa grande busca pelo avivamento é lutar em oração para vencer o pecado que nos leva à morte. Não tem demônio, mundo, carne ou perseguição que enfraqueça a Igreja, maso pecado mata a obra de Deus. 

Durante os tempos Bíblicos, vemos diversos períodos em que o povo precisou de um avivamento. Momentos em que estavam desanimados e fracos e foram reavivados. Bem sabemos que o avivamento só vem por obra do Espírito Santo. No livro do profeta Joel, diz-se que o Senhor derramaria do Seu Espírito sobre toda carne.

Hoje, precisamos estar preparados/as para a chegada do genuíno avivamento. Então, vamos começar a profetizar, sonhar e ver essa realidade de Deus para os nossos dias. Precisamos almejar o avivamento como uma terra árida, exausta e sem água, mas que deseja ser útil para o plantio, visando germinar, florescer e frutificar em prol do Reino de Deus.

Em tantos lugares estão acontecendo avivamentos. Por isso, acreditamos que Deus tem um avivamento para Juiz de Fora, para Minas Gerais, para o Brasil e para o mundo. O genuíno avivamento nos motivará a uma vida de oração. Deixar de orar pode custar-nos uma ruptura no relacionamento com Deus.“Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio” (Salmos 32.3-4).

O genuíno avivamento nos fará desejar a Palavra de Deus. A Palavra de Deus é a única fonte de alimento da alma do crente. É o único meio pelo qual uma pessoa pode viver uma vida santa. “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Salmos 119.9-11).

O genuíno avivamento trará rios de águas vivas sobre nossas vidas. Deus nunca pretendeu que sua vida espiritual fosse seca e sem incidentes. “Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (Jeremias 33.3).

O genuíno avivamento vai te tornar consciente de suas prioridades. “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,” (Isaías 55.6-8).

O genuíno avivamento nos colocará em adoração ao Senhor e trará paz em nossos corações. “Porventura, não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo?” (Salmos 85.6).  “Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar.” Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar”. (Isaías 48.17-18).

Que venha o genuíno avivamento, pois queremos mais de Cristo, mais de Seu amor, mais do Seu poder. Em tempos assim, como nos dias atuais, é que precisamos de avivamento, para sermos mais dinâmicos na fé, e desfrutarmos de uma vida de oração abençoada, da Palavra. Para definirmos bem nossas prioridades, vivermos em adoração ao Senhor e alcançarmos a paz que só Jesus pode nos dar.

Pra. Rosemary Barbosa