28 de Maio
Leitura bíblica: Colossenses 3.12-14
O apóstolo Paulo foi ensinado pelo respeitado líder Gamaliel (Atos 5.33-39,22.3). Não é surpresa que, depois que se tornou um pregador cristão itinerante, tenha ensinado aos gentios convertidos os princípios de fala e relacionamentos encontrados em Provérbios. Mas, ele acrescentou um poderoso motivo adicional ao seu ensino: o exemplo de Jesus. “Assim como o Senhor os perdoou, também perdoem uns aos outros”, escreveu ele.
Paulo chamou todos os seguidores de Cristo a “vestir” cinco qualidades: “compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência”. Cremos que essas virtudes geram unidade na vida e missão da igreja. Essa unidade desemboca no mar das missões, concedendo vidas e mais vidas alcançadas para o Reino de Jesus Cristo.
Todas as semanas, em nossas celebrações no templo, oramos: “perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. A Epístola de Paulo aos Colossenses diz: “assim como o Senhor os perdoou, também perdoem uns aos outros”. Como aceitar, no fundo, que Deus o perdoa, transforma sua disposição de perdoar os outros? Que fatores fazem ver a si mesmo e aos outros como “perdoáveis”, particularmente significativos na construção de relacionamentos íntimos e duráveis?
Infelizmente, nós vivemos em uma sociedade extremamente polarizada e que carece muito dessas virtudes, pois o tempo da Igreja é agora. Somos convidados pelo Espírito Santo a semear as virtudes, as qualidades indeléveis do Reino de Deus em nossa Comunidade de fé e serviço, em nossas células, em nossas casas, em todos os lugares aos quais o Senhor nos enviar…
Em Cristo,
Pr. Wesley Nascimento