18 de Junho
Leitura bíblica: Daniel 6.22-23; 2ª Timóteo 4.16-18
O apóstolo Paulo passou a maior parte de sua vida pregando destemidamente a mensagem do Deus vivo, embora o Império Romano, adorador do imperador, tentasse proibi-la legalmente. Ele extraiu força da história de Daniel na cova dos leões e de passagens como Salmos 22.20-22 (uma parte do salmo que Jesus citou na cruz). Paulo escreveu 2 Timóteo de uma prisão romana, sabendo que sua execução estava próxima (II Timóteo 4.6-7). Mas ainda estava grato pelas vezes em que Deus o resgatou “da boca do leão”.
A fé é como uma construção. Todo edifício necessita de alicerces, fundamentos sólidos; a fé tem como fundamento a Palavra de Deus. A Bíblia é uma coletânea da intervenção de Deus na História da humanidade, segundo Romanos 10.17: “consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a Palavra de Deus”.
Imagine o grande apóstolo, cuja mensagem fez tantas vidas melhores, sendo julgado por sua vida, sozinho. Isso claramente causou alguma dor a Paulo. No entanto, confiava que a promessa de Jesus de estar com ele “todos os dias até o final dos tempos” (Mateus 28.20) era verdadeira (versículo 17).
O erudito William Barclay citou Joana d’Arc: “se fazer o que é certo significa estar sozinha, é melhor estar a sós com Deus”. Como você tem aprendido a confiar que Deus nunca o abandonará? Poderíamos dizer que muito da vida de Paulo foi um “ensaio geral” para o momento difícil sobre o qual ele escreveu em 2 Timóteo 4 (II Coríntios 1.8-10, 11.23, 11.23-30). No entanto, na mesma carta em que ele listou esses tempos difíceis, escreveu, triunfantemente, que Deus está “sempre nos conduzindo por meio de Cristo, como se estivéssemos em um desfile” (2 Coríntios 2.14). Como você pode permitir que Daniel, Paulo e, acima de tudo, Jesus sejam o “grande marechal” liderando o desfile de sua vida?
Em Cristo,
Pr. Wesley Nascimento