22 de Junho
Leitura bíblica: Efésios 4.15-16.
A igreja não é um edifício, nem mesmo o que está contido nele; não são os sacerdotes nem aqueles que trabalham nela. A palavra “igreja”, eklesia no grego, significa assembleia, um ajuntamento de pessoas com uma característica peculiar. São aqueles que foram tirados de um sistema e trazidos para fora, separados. Os componentes da igreja são aqueles que um dia tiveram seus pecados lavados e purificados no sangue de Jesus. A Igreja do Senhor é constituída de pessoas. Paulo afirmou: ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo (1Co 12.27). A Igreja é o corpo de Cristo e nós, individualmente, somos membros desse corpo. Assim, a Igreja não é uma organização e sim um organismo vivo.
Ensinando a igreja de Corinto sobre os dons, Paulo declarou que todos os membros do corpo são importantes e têm uma função a exercer. Todos são indispensáveis. Todos são dignos de honra. Quando um membro sofre, todos sofrem; quando um é honrado, todos se alegram (1Co 12.21-26).
Aos de Éfeso, Paulo fala que para haver crescimento e edificação do corpo, cada parte tem de realizar sua função, cada parte tem de dar a sua cooperação. Isso só é possível pelo auxílio das juntas. Juntas são as partes do corpo que ligam os membros como os cotovelos, joelhos, etc. Espiritualmente falando, a junta significa a íntima comunhão entre os irmãos. As juntas promovem a unidade do corpo.
Na verdade, toda a vida da igreja é baseada em relacionamentos: pastoreio, evangelização, pregação do Evangelho, discipulado, células. Por isso, as juntas precisam funcionar em um acordo; em outras palavras, elas só funcionam quando há unidade entre os irmãos.
Você tem feito a sua parte para que o corpo cresça? Precisamos amar a Igreja e entender que nós somos responsáveis pelo crescimento do corpo de Cristo.
No amor de Cristo,
Pra. Joseane Goese