LIÇÕES

Devocional 23-06

23 de Junho

Leitura bíblica: Marcos 16.15

Este texto nos reporta à ordem de Jesus que encontramos no evangelho de Marcos. Jesus deu aos Seus discípulos o poder de proclamar o Evangelho. E foi através deles que conhecemos a verdade; isto é, os ensinamentos do Filho de Deus. Foram a eles que o Senhor disse: “quem vos ouve é a Mim que ouve, e quem vos rejeita é a Mim que rejeita; mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou” (Lc 10.16).

Porque só conhecemos o plano da nossa salvação através daqueles que nos fizeram chegar ao Evangelho. Assim como Senhor deu aos Seus discípulos o poder de proclamar o Evangelho, hoje Ele está nos convocando a proclamar e oferecer a todos o perdão e a vida eterna que um dia nos alcançou. O mundo precisa ter conhecimento das notícias da salvação; que não pode ser contida dentro de quatro paredes, nem tão pouco ficar somente para nós. Não podemos limitar essa boa notícia às demais pessoas neste mundo. 

Quando os púlpitos em que Wesley pregava foram fechados, um após outro, ele não diminuiu um só ponto de suas atividades. Visitava a penitenciária de Newgate e lhe anunciava o Evangelho. O Senhor lhe dava bom êxito nesse trabalho. “Em novembro de 1738, o contemplamos em uma carroça de um condenado à morte, acompanhando o criminoso que era conduzido ao patíbulo e que, havendo-se convertido por intermédio de sua mensagem, desejava que estivesse ao seu lado até seus últimos momentos de vida terrena.” Quando Wesley perguntou a ele como estava se sentindo perto da sua execução, o condenado respondeu: “Sinto uma paz que jamais acreditava ser possível alcançar. Sei que é a paz que excede todo o entendimento”. E, no fim daquele dia, Wesley escreveu em seu diário: “Ó Senhor Deus dos meus pais! Aceita-me a mim, o pior entre esses publicanos e pecadores, e não afaste do meio dos teus filhos” (Diário 08 de novembro de 1738).

Olhando para vida de Wesley, vemos o texto do Evangelho de Marcos sendo praticado. Não era por falta de templo que ele iria deixar de anunciar a salvação. As portas dos templos fecharam, mas ele viu uma enorme porta aberta e declara que: “o Mundo é a Sua Paróquia”. O que temos feito com essa grande porta aberta que Wesley soube bem aproveitar? 

Note que nossa única missão é pregar o Evangelho; porém, alguns têm se empenhado de corpo e alma em fazer outros negócios que não nos compete. Devemos, sim, falar que existe uma opção melhor na vida; melhor que a dor, sofrimento, frustração, dogmas. Devemos mostrar que esta opção é o Evangelho de Jesus Cristo. Todas as vezes que afastamos ou deformamos o que o próprio Senhor estabeleceu, traímos a missão que nos fora confiada. Como discípulos/as de Jesus, devemos continuar no tempo e no espaço, ao longo da história, a mesma missão do Senhor. Que possamos ter em mente essa ordem dada por Jesus. Não vamos fazer como os discípulos, que levaram tempo para entender que o Evangelho deveria ser pregado a todas as pessoas e em todos os lugares.

A mesma ordem que Ele deu a Pedro, hoje Ele também dá a nós. Que a pregação do Evangelho não seja interrompida por nenhuma barreira. Onde quer que haja um ser humano, deve ser proclamada. A todo/a pecador/a Jesus oferece vida, e todo o mundo está incluído na mensagem da misericórdia, e todos/as podem receber a salvação eterna.

O convite da salvação destina-se a todas as pessoas em todos os lugares, independente de cor, credo, religião, raça, cultura e posição social. Deus nos concedeu o privilégio de participarmos de sua missão: a proclamação do evangelho é um privilégio que Deus concedeu ao ser humano. Então, não fique de fora dessa grande missão. Vamos pregar o Evangelho. Façamos do mundo a nossa paróquia!

Pra. Rosemary Barbosa