LIÇÕES

Devocional 08-07

8 de Julho

Leitura bíblica: João 14.15-21

Este trecho do Evangelho de João, em minha opinião, compreende um dos textos mais pessoais e, ao mesmo tempo, reveladores dos evangelhos. Jesus prenuncia um “até logo” para os discípulos, confortando-os pela dor da perda que pranteariam em breve. Ao mesmo tempo, Ele anuncia o plano do Pai celestial para seus filhos, deixando como conclusão do Evangelho o fato a se consumar: a Sua futura volta. Este será tempo de colheita. 

Para que haja a grande colheita, é necessário que os filhos de Deus lancem a semente constantemente, sempre à procura de solo, que nem sempre é fértil. E, justamente por haver enorme quantidade de solo árido, seco, inóspito, a saber, de corações endurecidos pelo pecado e incredulidade, é que Jesus anuncia aos discípulos o seguinte: durante este seu “até logo”, Ele rogaria ao Pai que lhes enviasse “outro Consolador”. Isto para que os seguidores de Cristo, trabalhadores da seara santa, contassem não com suas forças, mas sim com o Espírito da Verdade. Pois, é somente através da ação do Espírito Santo de Deus que o coração duro é quebrantado. Que o solo seco e sem vida converte-se em terra preta e fértil. Que o velho homem apegado à sua vida de pecado deixa definitivamente de olhar para trás, a fim de que não se torne uma estátua de sal. Ao contrário, transforme-se em sal da terra. 

Sim, o pecador, quando se arrepende, através da ação poderosa e operosa do Espírito Santo de Deus, ao mesmo tempo em que recebe a libertação da morte para a vida eterna, também se torna um missionário em potencial, um pregador do Evangelho, um trabalhador da seara santa. De modo que mesmo sabendo que é o Espírito Santo de Deus que rega a semente fazendo crescer o fruto, entendemos que é aos Seus filhos que o Pai celeste outorgou a tarefa de lançar esta semente, a qual é a Palavra de Deus. 

Portanto, como trabalhadores da seara, devemos nos dedicar com empenho e amor a esta tarefa confiada a nós, lançando a semente independente das características do solo que se nos apresentam. Sempre em oração a Deus, para que o Espírito Santo atue nestes corações, a fim de que neles a boa semente penetre e, ao ser regada pelo Espírito, fertilize-se, agindo no coração e mente do outrora pecador, para que este torne-se mais um dos filhos de Deus a estar presente na grande colheita. Tempo em que o Senhor da seara voltará para buscar a todos quantos foram fiéis até a morte. Maranata, vem, Jesus! 

Pr. Marcos Ferreira