LIÇÕES

Devocional 09-07

9 de Julho

Leitura bíblica: Êxodo 34.6; Neemias 9.17; Salmo 86.15; Joel 2.13; Êxodo 34

Esses versículos das Escrituras são centrais para a fé de Israel e para a fé cristã no mundo contemporâneo; essenciais a nós! Estamos vendo que, ironicamente, Jonas conhecia a língua deles, mas a usava, não para louvar a Deus, mas como base para sua reclamação, quando Deus poupou o povo de Nínive (no curto prazo) da destruição com que Jonas o havia ameaçado. 

As nossas capacidades, talentos e dons necessitam estar à disposição para a manifestação da graça de Deus e para a salvação de vidas. A confiança na misericórdia de Deus nunca negou que a perversidade é persistente e atuante no mundo, porém a Palavra de Deus é ministrada para trazer revelação, arrependimento e conversão (por exemplo, Êxodo 34.7). 

A misericórdia é a característica definidora de Deus – Isaías viu o julgamento como um “ato estranho” de Deus (Isaías 28.21). A passagem crucial em Êxodo 34 veio depois que Moisés encontrou Israel dançando ao redor do bezerro de ouro e, em desalento, quebrou as mesas de pedra contendo os mandamentos de Deus. Em Êxodo 34.1-10, Deus disse a Moisés e a Israel que sua insensata perambulação não destruiu irrevogavelmente Sua aliança com eles, que “a graça pode triunfar sobre a justiça”. 

O que é central para nossa confiança em Deus é a lembrança e convicção de que a graça pode superar a justiça, mesmo quando o ser humano erra. Nada você poderá fazer para que Deus o (a) ame mais e nada você poderá fazer para Deus o (a) ame menos, pois Ele definiu em Seu trono de graça nos amar. Joel 2 mostrou que “no mundo antigo, as pessoas rasgavam suas roupas para mostrar que estavam arrependidas e queriam uma mudança de circunstâncias. Joel exorta-os a fazerem mudanças sinceras e duradouras e não apenas sinais externos”. 

No mundo de hoje, quais são alguns sinais visíveis de tristeza ou arrependimento que você pode usar para expressar o que “o rasgar de roupas” simbolizava na época de Joel? Como você pode garantir que suas expressões visíveis sejam sinceras e duradouras? 

Pr. Wesley Nascimento