LIÇÕES

Devocional 14-07

14 de Julho

Leitura bíblica: Atos 14.1-11; 15; 19 – 28

Quando Paulo e Barnabé chegaram a Icônio anunciando o Evangelho na sinagoga, como era o costume deles, dirigiram-se primeiramente aos judeus, na sinagoga, e parte deles aceitou a explicação sobre o Messias ser Jesus Cristo. Paulo tinha uma certa legitimidade para falar, pois teve um encontro pessoal com Jesus. Uma grande multidão não apenas de judeus, mas também de gregos, tiveram boa aceitação do Evangelho. Logo em sequência, houve revolta e expulsão por ameaça grave após incitação das autoridades e do povo. Alguns judeus não adeptos ao que os discípulos falavam inflamavam o povo contra eles.

Sabendo que seriam apedrejados, Paulo e Barnabé fugiram. Em meio a tudo isso, o Evangelho se espalhava mais rapidamente. Paulo e Barnabé fugiram para Listra e Derbe; logo ao chegar à Listra, na porta da cidade, estava um homem que era paralítico de nascença. 

Quando entendemos que o mundo é a nossa paróquia, o Senhor Jesus nos faz enxergar além do que nossos olhos carnais podem ver. Paulo vê a fé na vida daquele paralítico. Então, ele ergue a voz e diz: “levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou” (Atos 14.10). Quando nosso coração está na missão, o Senhor nos usa na realização do milagre. A multidão, ao ver o que Paulo fizera, sendo estes pagãos, disseram que Paulo e Barnabé eram deuses em forma de homens, e os aclamaram, adorando-os. Paulo e Barnabé, com muita insistência, não permitiram serem adorados como deus pelo povo em Listra.

Algumas pessoas se converteram em Listra. A passagem de Paulo e Barnabé por ali não foi em vão. Entre os convertidos em Listra estava ali Timóteo, que mais tarde seria obreiro de Cristo, e devia partilhar com o apóstolo as provas e alegrias do serviço pioneiro em campos difíceis. As atividades de Paulo e Barnabé em Listra, foram subitamente reprimidas pela maldade de uns judeus de Antioquia e de Icônio. Quando estes ficaram sabendo do sucesso do trabalho dos apóstolos entre os licaônicos, tinham determinado ir ao encalço e persegui-los. 

Quando decidimos fazer do mundo nossa paróquia, os inimigos não desistem de nos perseguir para que o Evangelho não seja anunciado. Assim, os judeus, com palavras de calúnias, mais uma vez fizeram com que o povo se revoltasse contra Paulo e Barnabé. Os mesmos que tinham declarado serem eles deuses humanos que lhes vieram, agora tinham sido convencidos de que, na realidade, os apóstolos eram piores que assassinos, e dignos de morte. Apedrejaram Paulo e o abandonaram. Creio que pensaram que ele estava morto.

Depois de tudo isso, Paulo e Barnabé foram para Derbe, lugar este em que o trabalho de ambos foi bem-sucedido, e muitas vidas aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador. Em Derbe, eles fizeram muitos discípulos. Agora, a grande preocupação de Paulo e Barnabé era de voltar às cidades nas quais tinham anunciado o evangelho para fortalecer a fé dos convertidos em cada uma delas. 

Quando temos em nosso coração que o mundo é a nossa paróquia, em muitos momentos, como Paulo e Barnabé, Deus nos fará voltar para cuidar daqueles que Ele nos deu, mesmo que isso implique em riscos. Paulo e Barnabé foram expulsos de algumas cidades, até apedrejados. Mas, no coração de cada um deles, valia a pena correr o risco para confirmar os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé.

A obra avançou, apesar da oposição. Podemos dizer que avançou por causa da oposição. Sendo enxotados de um lugar, não deixavam de evangelizar, mas iam a outro lugar e ali evangelizavam até que a oposição também ali chegasse. Nada pode impedir aqueles/as que têm o mundo como sua paróquia! Glória a Deus!

Pra. Rosemary Barbosa