LIÇÕES

Devocional 20-07

20 de Julho

Leitura bíblica: Tito 2.11-15

A graça de Deus se manifesta trazendo salvação, diz Paulo, e essa salvação não é só para alguns, não é só para os judeus, mas para todos que a quiserem receber. Vemos aqui o aspecto universal da graça de Deus. Não há pessoa na face da terra a quem não se possa dirigir o convite para arrepender-se e aceitar a salvação em Cristo. 

Paulo traz, no versículo de número doze, a maneira como devemos viver pela graça neste mundo:  educando-nos para que, renegadas a impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente século sensata, justa e piedosamente. Jesus disse que o Espírito Santo nos ensinaria todas as coisas. Um ensino direto, uma vez que Ele, Espírito Santo, habita em nós. Que privilégio!

Einstein gostava de uma garotinha, filha do vizinho, e a ajudava nos deveres de casa. (Einsten era físico e sabia tudo de cálculo.) Imagine ela chegando na escola, dizendo: “adivinhem de quem estou aprendendo matemática!”. Você que é salvo em Cristo, pode chegar para o mundo e perguntar, todo envaidecido: “adivinhe de quem eu aprendo as coisas importantes da vida? Do próprio Deus!”. Se é privilégio aprender com Einstein, quanto mais aprendermos diretamente do Espírito Santo matérias como amor, justiça e alegria. Somos privilegiados!

Claramente a Palavra de Deus neste trecho diz que: um salvo deve viver uma vida de renúncia à impiedade e às concupiscências mundanas – “… ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas…” (2.1). 

O que é renegar? Rejeitar, recusar, não querer.

a) Impiedade – Entendemos, normalmente, impiedade como sendo maldade com outras pessoas. E não está errado. Entretanto, mais do que isso, e também incluindo isso, impiedade é falta de reverência para com Deus. E não viver uma vida de piedade é maldade. 

Então a maldade é falta de reverência para com Deus, mas há muitas coisas que não se constituem em atos de maldade, pelo menos socialmente falando, cuja prática, entretanto, se constitui  nessa falta de reverência para com Deus. Por exemplo, um remido lidar relaxadamente com as coisas de Deus, com a igreja local da qual ele faz parte, negligenciar a oração, o estudo da Palavra de Deus, a evangelização, pode não ser uma maldade em termos sociais, ainda que espiritualmente o seja, mas é uma falta de reverência para com Deus e, portanto impiedade. Deus abomina a impiedade. Além do nosso texto inicial, para confirmar isso poderíamos citar Romanos 1.18, onde lemos que do céu se manifesta o juízo de Deus sobre toda a impiedade dos homens.
b) paixões mundanas – que é “o forte e continuado desejo de fazer ou de ter o que Deus não quer que façamos ou tenhamos”. Esse forte e continuado desejo é a respeito de coisas deste mundo. Essas “coisas desse mundo” nem sempre são más em si mesmas, mas se tornam más quando são contrárias à vontade de Deus para as nossas vidas.

Ao mesmo tempo que desejamos viver corretamente, precisamos também renegar a impiedade e as paixões mundanas. O mais difícil de um regime não é comer frutas, verduras, alimentação saudável. O pior é ter que dizer não aos doces e massas. Você, cristão, além de desejar sinceramente ter uma vida justa e piedosa diante de Deus e dos homens tem dito NÃO às coisas pecaminosas que lhe assediam? Essa educação que recebemos de Deus inclui a capacitação para vivermos neste mundo de 3 maneiras:

*Sensata. Viver de maneira sóbria, e isso significa que devemos viver com seriedade, levar a sério a santificação, viver com autocontrole, sem se deixar arrastar pelas paixões mundanas, sem se deixar “embriagar” pelas coisas deste mundo.

*De maneira justa. O filho de Deus deve ser imparcial, deve procurar fazer justiça em tudo. Viver justamente, ou seja, de uma maneira que ele dê evidências de que realmente recebeu a retidão de Cristo.

*Piedosamente. Viver plenamente, absolutamente diante de Deus. Através de uma vida devocional diária de oração, leitura bíblica, jejum. 

Se desejamos estar preparados para testemunhar a Cristo, precisamos seguir o conselho de Paulo e vivermos essa vida regenerada através do Espírito Santo.

Pra. Joseane Goese