LIÇÕES

Devocional 30-07

30 de Julho

Leitura bíblica: Mateus 13.3-23 

Mateus deu uma versão mais longa da parábola que temos em Marcos 4.1-9. Mateus não apenas recapitulou Isaías 6.9-10, como Marcos fez, mas citou-o na íntegra. Ele agrupou a parábola da semeadura com duas outras parábolas agrícolas (Mateus 13.24-32). Os leitores de Mateus encontram-se em uma longa varredura: a advertência de Jesus contra a tentativa de separar o trigo do joio cedo demais e a imagem da planta de mostarda que mostra como o reino, que começou pequeno com Jesus e seus discípulos, cresceu e floresceu. Os agricultores, que jogavam sementes à mão nas colinas rochosas da Galileia, nunca podiam ter certeza de que todas as sementes encontrariam um bom solo e cresceriam. Mas eles continuavam plantando. A Palavra de Deus nos afirma: “quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará” (Eclesiastes 11.4). Nem toda “semente” que Jesus plantou também cresceu, e isso o deixou profundamente triste (cf. Mateus 23.37-39), mas ele continuou “semeando”. 

Com quem você compartilha Jesus, verbalmente ou como uma testemunha silenciosa? O que o ajuda a reconhecer o “solo” receptivo? Você compartilha “boas notícias” mais do que “bons conselhos”? Que tipo de “solo” você é? O erudito NT Wright disse: “ser semente que realmente dá frutos exige audição e compreensão. Infelizmente vivemos um tempo de grande secularismo; as pessoas se encontram muito pouco dispostas a ouvir, compreender e aplicar a Palavra da Verdade”. 

A igreja tem investido muito em liderança. Temos em nossa comunidade de fé e serviço, o Treinamento de Liderança Avançado da Igreja Metodista: Projeto 100% Discipulado. Não perca tempo! Abra o seu coração para este tempo de aprendizagem, discipulado e crescimento. Todos nós somos semeadores do Evangelho de Jesus Cristo. Isso leva tempo, investimento e, às vezes, muito trabalho. Uma rápida olhada nas Escrituras, uma reunião ocasional na igreja ou em um grupo de estudo e divertir-se com alguma ideia nova, provavelmente, não é o suficiente. Somos convidados a ouvir a Palavra do Reino até que ela crie raízes apropriadas e profundas em nossa interioridade. Você está disposto a ser solo bom para a palavra de Deus? 

Pr. Wesley Nascimento