LIÇÕES

Devocional 04-08

4 de Agosto

Leitura bíblica: 7.14

Em nossa caminhada, teremos dias bons e, nesses dias, somos aconselhados/as a nos alegrar. Mas, o texto nos revela que não estamos isentos de dias difíceis. Para vivê-los, precisamos de sabedoria.

Devemos viver um dia de cada vez. No dia bom, devemos nos alegrar, curtir; isto é, viver a sua realidade. Muitas vezes, temos tudo para vivermos um dia alegre, mas passamos a observar a vida que o outro leva, as conquistas do outro, e deixamos de viver o dia alegre que estava à nossa disposição, para tentarmos viver a vida do outro.

Passamos a olhar a grama do vizinho verdinha, e nos esquecemos de que, para ele ter aquela grama naquele estado, ele teve trabalho; teve dias que não foram fáceis. Mas, ele não desistiu até alcançar seu objetivo que era um jardim com uma grama perfeita.

Todas as vezes que vivemos de comparações, passamos a ser infelizes, porque nunca seremos como o/a outro/a, cada um tem seu jeito, dons e Deus nos fez únicos/as. Viva o seu dia como presente de Deus pra sua vida. Quer seja dia feliz, quer seja dia difícil, mas o que importa é que Deus sempre estará conosco.

Salomão nos escreve que devemos valorizar os dias alegres, que podem acontecer na família, no trabalho, no estudo, na conquista de um projeto bem-sucedido, dias de tranquilidades. Salomão fala também do dia da adversidade. Essa é uma das realidades mais difíceis para todos nós, porque temos dificuldades de aceitar o dia mal e, geralmente, queremos culpar alguém por eles existirem. Às vezes culpamos a Deus, ou outra pessoa.

Lembra-se da morte de Lázaro? Quando Jesus chega, Marta diz, ao encontrá-Lo: “se o Senhor estivesse aqui, meu irmão não teria morrido”. Ela estava passando pelo dia da adversidade e, por não compreender aquele tempo, ela lançou sobre Jesus a culpa pela ausência do Senhor no momento da enfermidade de Lázaro.

Naquele momento de adversidade, ela se esqueceu completamente que estava diante do mesmo Jesus que hospedara em sua casa, e que fez daquele dia um dia de prosperidade, um dia de alegria em suas vidas. No dia da adversidade esquecemos facilmente dos dias que o Senhor nos fez alegrar. Por isso, Salomão nos pede para não desprezar o dia da adversidade. Devemos olhar com atenção para esse dia quando ele chegar. Precisamos viver um dia de cada vez.

Há pessoas que vivem num estado nostálgico porque não conseguem viver o presente, e vivem lembrando o passado ou visando o futuro quando vem o dia difícil.  Este texto nos faz pensar nos missionários espalhados por esse mundo, que vivem essa realidade que Salomão escreve. Há dias da prosperidade, e eles se alegram nesse dia; mas bem sabemos que eles/as passam também por dias difíceis, e o que não os deixam desistir? A compreensão do que Salomão descreve: viver um dia de cada vez, e saber que Deus tem o controle de tudo.

Essa é uma postura sábia e necessária para nossa vida cristã: saber viver um dia de cada vez. Nem Salomão no texto de Eclesiastes, nem Jesus, quando diz: “basta cada dia seu mal”, estão nos isentando do dia da adversidade. Mas, nos alertando para vivermos o tempo presente confiando no Senhor.

Não podemos abrir mão do tempo de alegria que o Senhor nos dá, nos preocupando com os dias que passaram ou que ainda estão por vir. Precisamos aprender a descansar no Senhor. Lembrando que Deus nos ama em todo tempo. Na adversidade, Ele mantém Seu amor por nós. Então, vamos viver um dia de cada vez, crendo que Deus tem o controle de todas as coisas.

Pra. Rosemary Barbosa