LIÇÕES

Devocional 06-08

6 de Agosto

Leitura bíblica: João 16.13.  

O Evangelho de João descreveu o Espírito Santo como o Espírito da Verdade e disse que podemos depender Dele para nos guiar no caminho da verdade. Muitas vezes, olho para as notícias para obter minha verdade. Muitas vezes, começo a refletir sobre os números. Números de desempregados, número de novos casos de COVID, número de homicídios recentes… Eles pintam um quadro sombrio. Não é que esses números estejam incorretos, mas eles não são toda a verdade. Eles não captam a verdade da Bíblia que promete esperança, paz e redenção.

Vejo muitas pessoas oprimidas, deprimidas, ansiosas, pois buscam a verdade na mídia. O texto de João 14.6 declara que a verdade é aletheia, palavra grega, que significa o “não oculto”, “não escondido”, “não dissimulado”. O verdadeiro é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito; a verdade é a manifestação daquilo que é ou existe tal como é. O verdadeiro é o evidente ou o plenamente visível para a razão. Essa verdade tem nome e o nome é Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. 

O texto de 1ª João 3 (v.1-2) diz: “vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é”. A realidade do amor de Deus não é a realidade que vejo na televisão ou lendo as notícias. Precisamos ouvir o Espírito Santo para sermos conduzidos à verdade de Deus. Precisamos praticar o amor, então estaremos vivendo na realidade de Deus.

 Devemos procurar estar no Reino da realidade e da verdade de Deus se quisermos experimentar a verdadeira paz e propósito. A oração é uma maneira maravilhosa de se conectar com o Espírito Santo e praticar a liderança com amor. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode usar a oração para se conectar com o Espírito Santo nesta semana: ore agradecendo a Deus por Suas bênçãos. Inspire e expire. Pense no seu coração. O que está incomodando você? O que pesa no seu coração? Inspire e expire, entregando a Deus cada incômodo, um por um.

Agradeça a Deus por ouvir as preocupações do seu coração. Reflita sobre as maneiras pelas quais as pessoas lhe mostraram amor no passado ou nas vezes em que você sentiu o amor de Deus. Deixe isso inspirá-lo/la com maneiras de mostrar amor às pessoas em sua comunidade. Cremos no poder da oração. Seja constante neste princípio bíblico. 

Em Cristo,

Pr. Wesley Nascimento