7 de Agosto
Leitura bíblica: Deuteronômio 6.1-8
A família é e sempre foi a influência mais importante na sociedade. Em Deuteronômio 6.1-8, o povo de Israel é chamado a ensinar e obedecer aos mandamentos aos quais foram instruídos por meio da vida de Moisés. De que forma eles deveriam fazer isso? Em FAMÍLIA! Landa Cope diz que: “numa época em que nos concentramos em quase tudo menos na família – filmes, TV, música, escola, amigos – Deus coloca seu olhar diretamente sobre a Família, elegendo-a como a influência mais importante na Sociedade. A visão bíblica geral nos deixa com um enorme senso de que, para Deus, a família é sagrada e é o alicerce mais importante de tudo o que Ele criou”.
Talvez possamos dizer que nesse momento Deus parou o mundo para trazer de volta o convívio familiar. Com o passar dos anos, o distanciamento familiar vem aumentando devido aos afazeres diários de cada membro da família, afazeres esses que cada vez começam mais cedo. A família tem um papel fundamental na formação de uma sociedade. No versículo 6 e 7, Deus está deixando claro a maneira como os Seus mandamentos deveriam ser ensinados. “Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se.”
O convívio familiar é de grande importância para o desenvolvimento de uma sociedade. Aqui, vemos Deus mostrando ao povo de Israel que, por meio do convívio familiar, os Seus princípios deveriam ser ensinados e passados de pais para filhos. Os princípios do Reino de Deus não mudaram. Continuam sendo os mesmos e, ao lermos a Palavra de Deus, vemos o quão grande e importante é o papel de ensinar que é dado aos pais; ou seja, os pais devem discipular seus filhos e filhas.
O tempo em que vivemos nos faz saber o quanto é difícil a família ter um tempo de unidade, mas isso precisa ser alinhado. Na verdade, muitas famílias precisam aprender a administrar o seu tempo e priorizar o convívio familiar. A tecnologia tem afastado muitas famílias umas das outras. Muitos moram debaixo do mesmo teto e quase não se falam. Sabemos que: “o ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10.10). As famílias são atacadas todos os dias pelo inimigo; ele tenta destruir toda família. Mas, se vivermos segundo os princípios do Reino de Deus, teremos famílias estruturadas na Rocha, que é Cristo Jesus, e viveremos em abundância tudo aquilo que Ele já preparou para nós. Não espere mais! Levante-se com autoridade dentro do seu lar. A sua família é um projeto de Deus e vale a pena vencer todas as diferenças e assim viverem o que Deus já preparou para você e sua família.
Pr. Carlos Serafim