LIÇÕES

Devocional 11-08

10 de Agosto

Leitura bíblica: 1ªSamuel 30.1-8 e 18-20

Você já deixou de receber algo por não agir no momento certo? Já perdeu uma grande oportunidade por não agir corretamente? Gostaria de agir e ter resultados? Existe uma frase que diz: “é melhor uma ideia ruim em prática do que uma grande ideia no papel”. A atitude é o que diferencia os vencedores. Agir, saber como e quando agir, estas são qualidades de um grande vencedor. Precisamos entender que Deus age em nós, mas age muito também através de nós e de nossas atitudes. 

Ouviu-se no jornal sobre um menino de 09 anos que atacado por um cão Pitbull, não teve dúvidas, entre morrer e agir, preferiu agir. Ele mordeu o cão até que o largasse. A atitude corajosa daquele menino o manteve vivo. Algumas atitudes nossas podem também nos manter vivos e fazer grandes diferenças em nossas vidas.

Nesse texto que lemos, vemos Davi em uma situação muito difícil, ele volta de uma guerra e vê sua cidade destruída, mulheres e crianças levadas cativas. Suas atitudes frente a este grande problema o levaram a recuperar tudo de volta (v. 18-20). Se quisermos ser vencedores e recuperar aquilo que nosso inimigo nos roubou precisamos, assim como Davi, ter as seguintes ATITUDES:

1. Demonstre sua dor para Deus (v. 4): a Bíblia diz que Davi chorou até não ter mais forças. Ele faz isso diante de Deus. Precisamos aprender isso, dizer ao Senhor da nossa dor. Muitas vezes recorremos a pessoas ou coisas para nos aliviar da dor, e nos esquecemos de compartilhar com quem realmente pode mudar nossa situação. Por isso se quiser ser vencedor, compartilhe com Deus a sua dor, Ele nunca fica indiferente, só Ele pode mudar a sua história!

2. Se fortaleça em Deus (v. 6): nossa força vem de Deus! Se repararmos no texto, Davi estava sem comer e beber a três dias (v. 12), está sem suas mulheres, sem seus filhos, sem seu povo e ainda seus amigos o querem matar. Mas mesmo assim a Bíblia declara que ele se fortaleceu no Senhor. Isso porque nossa força não está ligada à circunstância, não está em nós mesmos, nossa força está em Deus. Mesmo que para o mundo você pareça fraco e derrotado. Se fortaleça em Deus, essa sua atitude pode te tornar um vencedor.

3. Aja baseado na Palavra de Deus (v. 8): Davi busca a Deus e quando recebe de Deus uma palavra não fica parado, ele tem atitude, age baseado no que Deus o falou e vai atrás daquilo que o seu inimigo roubou (v. 9). Quando buscamos a Deus encontramos resposta. Deus nos dá a direção de como devemos agir, mas o milagre acontecerá quando agirmos. Não fique parado, se você já sabe o que Deus quer de você, faça! Sua atitude pode mudar sua história. Deus espera nossa ação natural pra se mover no sobrenatural.

Muitas vezes não será fácil agir quando tudo parece perdido! Não foi fácil para aquela mulher com fluxo de sangue; não foi fácil para Bartimeu, o cego; não foi fácil para as irmãs de Lázaro; não foi fácil para Davi, mas mesmo assim eles tiveram ATITUDE, agiram e venceram.

Pra. Joseane Goese

11 de Agosto

Leitura bíblica: Provérbios 27.9 e Eclesiastes 4.9-10

A amizade é um fator importante que afeta o crescimento da igreja. A amizade é uma grande bênção de Deus! O bom amigo partilha momentos bons e está pronto para ajudar nas horas mais difíceis. Juntos, os amigos são mais fortes. Devemos sempre valorizar uma boa amizade.

A ausência de amizade causa apostasia e sua presença encoraja a volta daqueles que estiveram fora. Estudos recentes em congregações no sul da Califórnia revelaram que a motivação para a abertura de uma nova igreja ou ministérios é a amizade e o nível espiritual dos membros fundadores. A amizade era como magnetismo para atrair e conservar novos membros.  Win Arn sugere que os membros novos devem achar ao menos sete novos amigos na igreja durante os primeiros seis meses. Oitenta por cento das apostasias ocorrem durante o primeiro ano. Os membros novos põem à prova seus novos amigos, o amor que recebem, e os grupos que deixaram fora da igreja. Esses fatores são importantes em sua decisão de ficar ou sair.

 O maior milagre do Pentecostes não foi o batismo de 3000 pessoas, mas, o fato de que os novos membros “perseveraram na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (Atos 2.42). Uma razão para sua perseverança foi o estabelecimento de “Igrejas nos lares”. Essa iniciativa foi decisiva para a sobrevivência em tempo de perseguição. Durante o tempo de perseguição, o conceito de pequenos grupos nos lares se desenvolveu e a igreja crescia espiritualmente e em número.  

Se há um grande número pessoas na igreja, que os membros sejam formados em pequenos grupos, para trabalharem não só a favor dos membros da igreja, mas também pelos descrentes. “Se num lugar houver apenas dois ou três que conheçam a verdade, que eles se organizem num grupo de líderes.”

Na vida de Paulo, o processo de discipulado gerou vidas em treinamento e depois discipuladores como: Barnabé, Timóteo, Lucas, Marcos, Silas, Apolo, Priscila e Aquila. Também podemos dizer que a expansão do Reino de Deus hoje se dá por meio dos/as discípulos/as. Observamos que temos inúmeros membros de igrejas; mas, a expansão do Reino só se concretiza por meio do Espírito Santo de Deus agindo na vida dos/as discípulos/as, no exercício desta grande tarefa confiada a nós.

Lembre-se: se você está em obediência ao “ide” do Senhor, sempre haverá alguém para se opor. Mesmo assim, escolha estar no centro da vontade de Deus e Ele te dará forças para vencer toda e qualquer oposição. Ele tem prazer em abençoar os filhos/as da obediência.

Pra. Rosemary Barbosa