LIÇÕES

Devocional 13-08

13 de Agosto

Leitura bíblica: Mateus 5.14-16. 

Jesus usou um dos símbolos mais poderosos da Bíblia quando chamou Seus seguidores para serem “a luz do mundo”. No início da narrativa bíblica, a luz física surge como a primeira coisa criada (Gênesis 1.3-4). No final da história, a luz de Deus apaga todos os vestígios de escuridão: “e não haverá mais noite; eles não precisam de luz de lâmpada ou de sol, porque o Senhor Deus será a sua luz” (Apocalipse 22.5). Entre esses dois faróis, a imagem da luz faz quase duzentas aparições nas Sagradas Escrituras.

Jesus disse: “uma cidade no alto de um monte não pode ser escondida”. Ele pretendia que as ações de Seus seguidores fossem visíveis e atraentes. Mas, essa visibilidade não era uma forma de gratificar o ego; ao contrário das campanhas de relações públicas que vemos voltadas principalmente para adquirir fama, dinheiro ou participação de mercado, Jesus disse que devemos deixar que a nossa luz brilhe por uma razão específica – para que as pessoas, que veem o que fazemos, louvem não ao ser humano, mas sim a Deus. Se nosso propósito final é levar as pessoas a louvar a Deus, como isso deve moldar nossos esforços para tornar visíveis as ações de nossa igreja? 

Sinta-se desafiado a acender a luz nos escritórios, escolas, universidades, praças, pois precisamos impregnar nossa cidade com a luz de Jesus Cristo, lembrando sempre que somos como a lua: não temos luz própria, mas refletimos a luz do Sol da Justiça: “mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria” (Malaquias 4.2).

A nível pessoal, quem tem sido uma luz na sua vida? O que você aprendeu sobre viver como um discípulo que compartilha a luz e a esperança de mudança de vida por meio de seu exemplo? Quem você conhece cuja vida você poderia iluminar com escolhas específicas como discípulo/a de Jesus? Ore sobre isso e escolha um passo específico que você possa dar para trazer a luz do amor e da esperança de Deus para a vida de outros nesta semana.

Pr. Wesley Soares do Nascimento