17 de Setembro
Leitura bíblica: Tiago 3.11-12
Assim como Jesus, Tiago usou produtos agrícolas familiares, pois a maioria das pessoas que viviam na Palestina do primeiro século conseguiam entender perfeitamente essa ilustração. “Figos, azeitonas e uvas eram os três produtos agrícolas mais comuns das colinas da Judeia e, ao lado do trigo e da cevada, teriam constituído as culturas mais comuns da região do Mediterrâneo como um todo.” E uma fonte de água valiosa como o famoso poço de Jacó, não encheria, inesperadamente, seu balde com água salgada intragável, pois o poço de Jacó, reconhecidamente, era local de água agradável, potável.
Tiago, novamente, repetiu um tema sobre o qual Jesus costumava ensinar. Jesus havia apontado que o que sai da boca é um sinal do que realmente está lá, no fundo do coração (Mateus 12.34; Lucas 6.43). Tiago ecoa essa passagem quando fala da figueira que dá azeitonas ou da videira que dá figos. As coisas simplesmente não são assim! Às vezes tentamos explicar palavras de raiva dizendo: “é assim que eu sou, comigo é desta forma”. Infelizmente muitos cristãos/ãs que são tidos na igreja como discípulos/as de Cristo, em suas casas, no trabalho, na academia e outros lugares “seculares,” são o oposto do que aparentam ser na vida e missão da Igreja.
As advertências de Tiago foram feitas para redimir, instruir, admoestar os crentes de todos os tempos e épocas. Essas admoestações são extremamente atuais para os nossos dias como Igreja de Deus, pós-pandêmica. O erudito NT Wright viu o que Tiago estava procurando: “ele quer que os cristãos sigam a Jesus até o fim, para serem abençoados, ao invés de serem, em parte, bênçãos e, em outra parte, maldições (…) A fonte deve ser limpa para que somente água doce e fresca saia, gerando vida para o mundo sedento do amor e da graça de Deus. Para isso, precisamos de ajuda, instrução, revelação. Isso, felizmente, é o que o evangelho oferece para nós todos os dias.” Quão perto você está de ser uma pessoa “somente bênção”? Como você pode avançar nessa direção?
Em Cristo,
Pr. Wesley Nascimento