LIÇÕES

Devocional 28-09

28 de Setembro

Leitura bíblica: Salmos 11

O Salmo 11 expressa a confiança do salmista em Deus. O estudo bíblico do Salmo 11 deixa claro que o Senhor é forte refúgio para o Seu povo. Nele, há poder mais do que suficiente para guardar todos aqueles que buscam o seu auxílio.

O título deste salmo revela que o seu autor foi o rei Davi. O mesmo título ainda indica que o salmo deveria chegar ao cantor-mor para, provavelmente, ser usado na adoração pública em Israel. Considerando o conteúdo do salmo, parece que Davi o escreveu durante um tempo de dificuldades e ameaças.

O salmo começa com uma declaração enfática acerca da confiabilidade de Deus: “no Senhor me refugio”. Mas, o que fica claro é que o rei Davi estava sendo aconselhado a buscar refúgio em algum lugar que fosse humanamente seguro, em vez de buscar refúgio em Deus. “Fugir” está no versículo em oposição a refugiar. Escolher a fuga é como distanciar-se de Deus. Por este motivo, Davi reluta, repreende essa luta travada em seu interior.

 Os conselheiros de Davi também avaliaram que nenhum esforço valeria a pena naquele cenário de instabilidade, porque a ordem estava arruinada. Por isso, disseram: “destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?”.

Diante do fracasso de um governo que não defende a justiça, o que pode fazer o justo? A resposta vem no resto do Salmo. Davi mostra ter ciência de que o trono que governa o universo não está vazio. O soberano rei exerce controle sobre tudo e todos.

Por mais que, temporariamente, as pessoas que não temem a Deus vivam de maneira aparentemente melhor, o futuro delas é a perdição eterna. Enquanto isso, os que o temem, receberão justiça e paz eternas como recompensas. Por isso, não podemos desanimar. Em lugar de vivermos uma vida focada nas sensações momentâneas desta vida, vamos colocar nossa visão na glória futura que nos aguarda.

Davi encerra o salmo com declarações confiantes da justiça de Deus. Ele pune os perversos e aceita em comunhão eterna aqueles que amam a justiça. Devido à Sua natureza, Deus odeia o mal. A existência do mal no ser humano é ofensiva. De forma figurada, Deus estende aos ímpios um cálice para beber. Na Grécia antiga, era costume ordenar aos condenados que bebessem de um cálice que continha veneno.

A Bíblia usa a figura do cálice tanto para falar da bênção divina quanto para falar da ira divina. Os crentes genuínos tomam do cálice da bênção de Deus, pois Cristo tomou no lugar deles o cálice da ira divina. Mas os ímpios, por outro lado, rejeitam a obra da redenção. Então, chegará o dia em que eles inescapavelmente tomarão do cálice da ira de Deus.

Por fim, o salmista Davi conclui o salmo 11 louvando a justiça de Deus e declarando que os retos contemplarão a face d’Aquele que é absolutamente justo (Salmos 11.7). Obviamente, essa é uma declaração escatológica que alcançará o seu cumprimento pleno na consumação dos séculos. Apesar de já agora Deus fazer conhecida sua presença no meio do Seu povo, no dia do retorno de Cristo, os redimidos poderão contemplar a Sua face. É por tudo isto que o salmista realmente podia enfaticamente declarar: “no Senhor me refugio” (Salmos 11.1).

No amor de Cristo,

Pra. Joseane Goese