1º de Outubro
Leitura bíblica: Tiago 5.1-5
Tiago termina o capítulo 4 advertindo contra os empresários que presumiam, arrogantemente, que seus planos lhes davam total controle da vida. Mas, ele tinha mais a dizer: muitas destas pessoas acumularam tesouros “nos últimos dias”. Porém, certamente, ele não viveu nos “últimos dias”. “Com Jesus, o novo mundo de Deus começou! Ele havia lançado o reino de Deus, na terra como no céu: esta é ‘a era por vir’ pela qual Israel ansiava e orava! Estes são, nesse sentido, ‘os últimos dias’.”
Tiago se opôs às ações que muitas pessoas (na época e agora) consideravam “assim é como o mundo funciona”. “Tiago, aqui, denuncia aqueles/as que adquiriam riquezas a partir da exploração do trabalho camponês; ele o faz de uma maneira semelhante às advertências de julgamento dos profetas bíblicos…. Tiago condena o discurso que incita a violência humana (1.19,26; 3.1-12; 4.11), mas isso não significa permanecer em silêncio sobre a injustiça.” Tiago, de forma clara e contundente, censura a acepção de pessoas no interior da comunidade de fé e serviço (Tiago 2.1-4).
A maioria de nós, “ricos” ou não (nossa definição de “riqueza” quase sempre começa em algum nível acima do nosso), percebemos em nós mesmos o desejo interior de “mais”. Uma ironia da natureza humana é que, não importa o quanto ganhamos, esse desejo nunca desaparece. Precisamos entender que o problema não é ter recursos financeiros, dinheiro é um assunto altamente espiritual. O problema é a fixação no mesmo: “pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos” (I Timóteo 6.10). Como levar esta epístola a sério em sua vida pode ajudá-lo a transformar esse desejo em um impulso por mais “justiça”, em vez de construir um hábito de apenas acumular?
Cremos que a riqueza só tem sentido quando a temos para a Glória de Deus. Essa ideia assusta, irrita ou potencializa você para investir mais e mais no Reino de Deus?
Uma Igreja grande para impactar e em células para amar, cuidar e se importar! Junte-se a nós! Somos Igreja JUNTOS!
Em Cristo,
Pr. Wesley Nascimento