23 de Outubro
Leitura bíblica: Rute 1.9-22
O discipulado é uma prática que gera muitas reflexões, entre elas a importância da ação de um/a mentor/a na vida de uma pessoa. Lembramos que discipulado vai muito além do conhecimento bíblico, porque a instrução influencia o intelecto, a área cognitiva de uma pessoa; mas, o discipulado influencia a vida, as atitudes e as tomadas de decisões pautadas na Palavra de Deus. Discipulado é ministrar vida na vida. Existem momentos do caminho em que são necessários acompanhamentos próximos e orientações especificas para que dúvidas sejam compartilhadas e contas prestadas acerca de responsabilidades assumidas para o crescimento integral.
Na história registrada no livro de Rute, percebemos como o relacionamento entre sogra e noras é profundo, ao ponto de Noemi liberar as noras para que voltem para suas famílias e reconstruam suas vidas. Apesar do sofrimento da separação, Ofra decide voltar para a casa de seus pais; mas Rute decide seguir com Noemi. Rute viu algo especial em Noemi, algo que ela mesma não percebera por causa do sofrimento, pois a mesma se via como uma pessoa amarga e que não tinha mais o favor de Deus.
Neste momento tão difícil, de tantas perdas, o relacionamento de Noemi e Rute fica ainda mais profundo. Chega o tempo de mentoria, de orientação pontual, pois precisavam lidar com problemas graves. E identificamos como a percepção e a sabedoria de Noemi, aliançada à confiança e obediência de Rute, geraram ali um encontro divino que influenciou de forma positiva e transformadora suas vidas, trazendo resgate de direitos e renovação de esperança num futuro melhor.
Convido você a abrir sua mente e seu coração para a importância do discipulado. Para compartilhar sua experiência de vida com outros; para mostrar que Deus sempre nos leva à superação pela Sua Palavra. E você, que tem iniciado um ministério ou uma caminhada com Deus, que o Espírito Santo lhe revele as pessoas que venceram batalhas que você enfrenta hoje, que podem auxiliar você a ir além, e que aliançados em Cristo, se comprometam com o crescimento saudável de sua fé.
Pra. Cristina